UFOBA EM BARRA TERÁ MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA E AGRONOMIA ~ Mural do Oeste

UFOBA EM BARRA TERÁ MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA E AGRONOMIA


Na noite dessa quinta-feira, 11 de abril, o auditório Padre Edilson Alkmin ficou pequeno para acolher o grande público que esteve presente na Audiência Pública referente à implantação, em Barra, do campi da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA).

Ao lado do prefeito e vice-prefeito da Barra, Artur Silva e Trajano Moraes, esteve presente o deputado estadual Cacá Leão, grande responsável pela indicação do município para a Universidade.


Presentes também, estiveram o deputado federal Artur Maya relator da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ), que presidiu a audiência, o deputado federal Oziel Oliveira também membro da Comissão, o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia professor Luiz Rogério representando o Ministério da Educação, e sua equipe de professores responsáveis pela execução do projeto de implantação da UFOBA.



O Prefeito Artur ressaltou a sua satisfação em poder proporcionar aos barrenses o sonho de estudar em uma Universidade Federal sem precisar "sair de casa e deixar a mãe em lágrimas" como aconteceu com ele quando estudante. Aplaudido calorosamente foi o prefeito da Barra quando afirmou que ele e sua equipe não medirão esforços para que o campi seja instalado o mais brevemente possível no município. Disse inclusive, que se depender da Prefeitura a UFOBA já estará funcionando em Barra, em instalações provisórias, no segundo semestre de 2014.

O Deputado Cacá transmitiu ao público o recado do pai, o deputado federal João Leão, que esteve ausente devido à incompatibilidade de agenda; relembrou a trajetória do trabalho desenvolvimento no último ano para viabilizar a implantação da UFOBA e destacou o seu empenho, o do Prefeito Artur e do vice Trajano, na busca de apoio junto ao vice-governador da Bahia, Otto Alencar, e demais autoridades públicas estaduais e federais para a construção da ponte sobre o rio São Francisco ligando Barra a Xique-Xique.

Os prefeitos Ney Borges de Mansidão, e Arival Viana de Buritirama também fizeram uso da palavra; entre outros pontos, Arival ressaltou a importância da Universidade para o desenvolvimento econômico dos municípios vizinhos à Barra.

Em suas palavras o professor Luiz Rogério, vice-reitor da UFBA, colocou que o maior desafio da Universidade é transformar social e economicamente a região, colaborando inclusive, com o desenvolvimento local do ensino infantil, fundamental e médio.



Com o franqueamento da palavra a audiência foi enriquecida pela diversidade de temas abordados. Os questionamentos foram quase em sua totalidade, direcionadas ao professor Luiz Rogério, que com respostas empolgantes com certeza, encheu o público de esperanças e boas certezas relativas à implantação da universidade federal em Barra.

Em seus esclarecimentos, o vice-reitor apontou os cursos de medicina veterinária, agronomia e zootecnia como os mais propensos a funcionarem no município já primeiro momento. Mas deixou clara também, a grande possibilidade de uma futura expansão.



Quanto ao local que será implantado o campi da Barra, o prefeito Artur Silva disse ter colocado à disposição da equipe do professor Luiz Rogério as áreas disponíveis na cidade; afirmou também, que o ponto escolhido por essa mesma equipe é o terreno de propriedade da Prefeitura onde hoje está instalado o Parque de Exposições Agropecuárias, e que será doado para o Ministério da Educação.

Desde o dia 08 de abril a Comissão de Implantação da Universidade do Oeste da Bahia está em visita a todos os municípios sede de campi (Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luiz Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória), afim de desenvolver diversas atividades de planejamento e consolidação do Projeto Acadêmico.

Ao finalizar a Audiência Pública, Artur Maya e Cacá Leão, com certeza, sintetizaram e expressaram o pensamento e sentimento da maioria dos presentes. "Saio convencido que todos aqui temos senso de cidadania", palavras do Deputado Federal; já o Estadual, Cacá Leão, encerrou com chave de ouro: "Em apenas um ano vamos transformar esse sonho distante em realidade".

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Comentários Recentes