BAIANÓPOLIS PRESENTE NO FÓRUM DE CULTURA EM FEIRA DE SANTANA ~ Mural do Oeste

BAIANÓPOLIS PRESENTE NO FÓRUM DE CULTURA EM FEIRA DE SANTANA


Foi realizado o I Fórum de conselhos Municipais de Cultura da Bahia, e VI Fórum e Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia evento realizado em Feira de Santana-Ba nos dias 27 a 29 de Maio de 2013, no auditório do Centro de Cultura Amélio Amorim. O município de Baianópolis foi representado da seguinte forma: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Baianópolis, Shirley Lopes, Assessoria de Comunicação, Fabiana Lucena, e representando o Conselho Municipal de Cultura de Baianópolis, o jornalista, Willan Lucena..
 A mesa de discussões foi composta pelo Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubin, Presidente da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia, Márcio Caires, pelo Presidente da Associação de Diretores de Cultura da Bahia (ADIMCBA), Emilio Tapioca, e  o representante territorial da Bacia do Rio Grande, Genivaldo Miranda. A região oeste representada pela Bacia do Rio Grande, contou com participação dos municípios de Baianópolis, Angical, Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e Mansidão.




A implantação do sistema nacional de cultura nos municípios, tem o intuito de se conhecer a realidade local, para que as ações estaduais possam ser direcionadas, porque nada adianta ter políticas culturais se não se atinge o público alvo, as pessoas que realmente trabalham com cultura.
O secretário Estadual de Cultura, Albino Rubin, foi enfático na questão sobre os repasses culturais "só poderão ser feitos mediante a criação de um fundo específico, pois os municípios que não se adequarem terão suas verbas cortadas". Tema relacionado Pacto Nacional de Sistema de Culturas.
Os conselhos municipais de cultura formados por entes da sociedade civil e poder público, terão que possuir uma participação mais ativa da sociedade civil, pois é através de um conselho atuante que as ações culturais produzirão efeitos mais duradouros. Foi explanado ainda sobre o potencial de cada município com relação ao patrimônio, seja ele material ou imaterial.
"É inédito na  história baianopolense, preocupar-se com a nossa cultura, tendo em vista o  peso que ela tem na formação de cidadãos críticos, e envolvidos com os aspectos culturais de nossa cidade. Não medirei esforços para tornar nossa cidade um centro cultural", afirma o prefeito Anderson Cleiton.

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Comentários Recentes