4 SINAIS QUE VOCÊ PODE TER CÂNCER DE PRÓSTATA (E COMO EVITAR A DOENÇA)


Você realmente sabe qual é o papel da próstata? Tem 100% de certeza de tudo o que ela faz? Bom, se você se sente inseguro sobre isso, fique tranquilo porque você não está sozinho: de acordo com uma nova pesquisa realizada no Reino Unido, 92% dos homens não sabe para que essa glândula serve e 54% não sabe sequer onde ela está.

Aliás, 17% dos homens analisados no estudo sequer sabia que tinha uma. Pois é: assustador.

Então, o que é a próstata e para que ela serve? Ela é uma pequena glândula (mais ou menos do tamanho de uma noz) que fica em cima da sua bexiga e é vital na produção do sêmen. Infelizmente, muitos homens não realizam exames regulares para verificar se anda tudo certo com ela e, por isso, muitos homens acabam mortos por causa de um câncer de próstata.


Mulheres têm o hábito de visitar a ginecologista pelo menos uma vez por ano. Os homens não visitam o urologista com a mesma frequência e deveriam, já que o Brasil tem 68,8 mil novos casos de câncer próstata por ano, segundo uma pesquisa divulgada no final de 2015 pela Gazeta do Povo.


O professor Roger Kirby, urologista do hospital King Edward WII, reforça: “Se os homens reservassem apenas alguns minutos de seu tempo para ir ao médico e informar ou doutor qualquer sintoma diferente, os casos de morte por causa do câncer de próstata certamente seriam reduzidos”.

Então, fique ligado nos 4 sinais de que você pode ter câncer de próstata e não tenha medo de marcar um médico!

Ir muitas vezes ao banheiro – mas não conseguir urinar direito

Ir ao banheiro muitas vezes no mesmo dia mas não conseguir urinar direito é um sinal de alerta. Se você sente vontade de fazer xixi mas sente dor – mesmo que moderada – ou dificuldade para urinar, é melhor visitar um médico.

O câncer pressiona a uretra e, por isso, você fica com a impressão de que precisa fazer fazer mais xixi.

O que fazer para evitar? Para reduzir as chances de desenvolver câncer de próstata, você pode comer 10 porções de casca do tomate por semana. Segundo o professor e especialista Roger Kirby, a substância licopeno presente na casca reduz os riscos de ter a doença em até 20%.

Dor nas costas e no quadril


Nem sempre a dor nas costas é um sinal de problema muscular ou envelhecimento: “Se as células da próstata chegarem até os ossos das suas costas e quadril, você vai sentir muita dor”, garante Kirby.

Então, se você não bateu a coluna ou agiu de qualquer maneira que pudesse te causar dor muscular, é melhor consultar um urologista.

O que fazer para evitar? Quando os homens ficam mais velhos, é comum consumir pílulas de cálcio para repor o mineral no organismo. Porém, exagerar na dose pode fazer mais mal do que bem. Kirby alerta: “O recomendado é ingerir 1500mg, ir além pode aumentar o risco de câncer em até 300%”.

Pernas inchadas

Se você não engordou nos últimos dias e também não anda fazendo tantos afundos na academia, o problema pode ser sério. Se o câncer se espalha para os seus nódulos linfáticos, pode gerar um bloqueio nesse sistema – uma condição conhecida como Linfedema.

O que fazer para evitar? Coma alimentos com Omega-3. Essa gordura, presente nos peixes, já provou ser eficaz para prevenir o surgimento de células cancerígenas.

Comer três porções por semana proporciona uma ação anti-inflamatória no seu corpo e é excelente para evitar este e outros problemas.

Formigamento, pontadas e queimação


Não ignore qualquer sensação estranha. Kirby alerta: “Muitos homens acreditam que sintomas como pontadas na próstata são passageiros mas, muitas vezes, essas pontadas podem ser dor neuropática. Ela acontece quando o câncer ataca os nervos dos ossos e os mata”.

O que fazer para evitar? O estresse é muito mais sério do que você pensa. Segundo Kirby, ficar estressado pode mexer com seu sistema imunológico e abrir passagem para o desenvolvimento de células cancerígenas. Então, tente encarar as situações mais chatas da vida de uma maneira mais tranquila, afinal, é melhor levá-la de forma mais leve do que precisar encarar um tratamento contra o câncer.


Manual do Homem Moderno
4 SINAIS QUE VOCÊ PODE TER CÂNCER DE PRÓSTATA (E COMO EVITAR A DOENÇA) 4 SINAIS QUE VOCÊ PODE TER CÂNCER DE PRÓSTATA (E COMO EVITAR A DOENÇA) Reviewed by Mural do Oeste on quarta-feira, julho 27, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.