AÇÕES CONTRA A DENGUE CONTINUAM EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES



A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica continua realizando o tratamento dos canais de águas pluviais no município. A ação iniciada em 20 de abril deste ano é mais uma alternativa para o combate da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O tratamento e a vigilância nos canais dos bairros Mimoso I, Jardim das Acácias e Santa Cruz e no trecho às margens da BR 242, próximo ao Posto Imperador, é realizado pelos agentes de combate às endemias através da adição de cloro bactericida na água para matar as larvas e de fumacê para combater a ação dos mosquitos adultos.


Segundo o Diretor de Vigilância em Saúde, José Lima, o tratamento dos locais com incidência de água parada continuará até que a água dos mesmos cesse. “É muito importante que todos continuem fazendo a sua parte neste período de seca. A luta contra o mosquito Aedes aegypti precisa acontecer durante todos os meses do ano”, disse.     
                                        
No último mês de junho, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado pela Secretaria Municipal de Saúde indicou que a tríplice epidemia de dengue, zika vírus e febre chikungunya no município continua sob controle. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, o nível de infestação está em 0,24%, considerado de baixo risco para ocorrência de casos de dengue no município. O tolerável conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de um índice inferior a 1%.

O próximo LIRAa será realizado de 25 a 29 de julho, sendo que aproximadamente 20% dos imóveis do município devem ser visitados pelos agentes de combate às endemias. “Vale ressaltar que é muito importante que a população receba bem o agente na sua casa, afinal, todos nós somos responsáveis por manter nossa cidade livre da dengue e promover a prevenção à saúde da população” finalizou José Lima.
AÇÕES CONTRA A DENGUE CONTINUAM EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES AÇÕES CONTRA A DENGUE CONTINUAM EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Reviewed by Mural do Oeste on sexta-feira, julho 22, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.