BARREIRAS: AS RAZÕES QUE MANTÊM ZITO BARBOSA NA FRENTE NA CORRIDA SUCESSÓRIA

Roberto de Sena
Mural do Oeste

Neste sábado, 23, pela manhã, uma leva de políticos e muitos palpiteiros se encontram aqui na redação do Mural do Oeste e passaram a discutir o cenário político de Barreiras. Quem sobe, quem desce, quem ganha, quem perde. Lá pelas tantas um dos presentes, perguntou-me: quais as razões para o pré-candidato Zito Barbosa permanecer na frente em todas as pesquisas feitas até agora?

Sem pretensão de ser o dono da verdade, enumero algumas hipóteses que considero plausíveis para justificar a pontuação de Zito Barbosa.

1 - Zito não teve uma vitória eleitoral em 2012  mas, teve uma vitória política. Ele percebeu, naquele momento, que tinha fôlego para tentar de novo em Barreiras e foi a luta.

2 - O candidato do Dem adotou uma estratégia diferente. Ao invés de ir para o bate-boca inócuo com adversários políticos na imprensa, ele optou por visitar, diariamente, bairros, famílias, ouvir o povo e manter o corpo a corpo com à população. Como o povo há muito tempo se cansou da troca de acusações entre adversários, a tática de Zito deu certo. E ele consolidou seu nome no cenário politico de Barreiras.

3 - Zito trabalha com planejamento. Cada atitude é pensada com antecedência. É, talvez, o único pré-candidato que já está com todo o seu planejamento de campanha definido. Não vai para o jogo na base do amadorismo e nem na base da gambiarra. A organização tem sido o seu método para chegar onde chegou e onde ainda pretende chegar.


4 - Zito tem qualidades que não são lá muito comuns em políticos. Cito uma. É cumpridor de horários. Se ele marca uma reunião as 20 horas, cinco minutos antes ele está lá, chova ou faça sol. Esta característica foi também uma das marcas de Saulo Pedrosa e que o ajudou ganhar várias eleições.

5 - Um outro aspecto que considero importante: Não é do feitio de Zito Barbosa xingar ou usar palavras de baixo calão para atacar adversários. Ele é daqueles que, mesmo quando atacado, não dá ouvidos e segue em frente. Embora esteja presente nas redes sociais, gosta muito mais da reflexão do que do embate sem sentido.

Estas são algumas das razões que fazem com que Zito Barbosa permaneça na liderança das pesquisas até agora. Se vai ganhar a eleição ou não, só tempo vai dizer. Mas não se pode negar que, neste momento, os ventos da política lhe são amplamente favoráveis.


BARREIRAS: AS RAZÕES QUE MANTÊM ZITO BARBOSA NA FRENTE NA CORRIDA SUCESSÓRIA BARREIRAS: AS RAZÕES QUE MANTÊM ZITO BARBOSA NA FRENTE NA CORRIDA SUCESSÓRIA Reviewed by Mural do Oeste on sábado, julho 23, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.