O IMPRESSIONANTE PROTAGONISMO DE JUSMARI NA POLÍTICA DE BARREIRAS E DA REGIÃO.

Roberto de Sena
Mural do Oeste

É impressionante o protagonismo exercido pela ex-prefeita Jusmari Oliveira na política de Barreiras e de Luis Eduardo Magalhães. Mesmo sem mandato, sem ser candidata a nada, ela mantêm a incrível capacidade de manobrar com habilidade nos bastidores políticos para que os líderes políticos - mesmo aqueles que estão na ponta da tabela, principalmente esses, dependam e muito dela.

Foi o que se viu nesta quarta-feira, 27 de julho de 2016. Desde cedo quando se noticiou que Jusmari poderia retirar a candidatura de Otoniel e entrar de malas e bagagens na campanha de Zito Barbosa foi um bafafá danado com todo mundo correndo para checar a notícia.

Registre-se que até agora a informação não foi confirmada e fica apenas no plano das suposições mas fontes que falaram com o Mural disseram que o anúncio agora é questão de tempo. 

Se apoio a Zito vai se confirmar ou não é o que veremos daqui para frente uma vez que o prazo está se esgotando e até o dia 5 de agosto todas as arrumações partidárias para as eleições de outubro terão que ser formalizadas.

O que chama à atenção nisso tudo é como o mundo político parou no dia de hoje aguardando os sinais que viriam do Cerrado Baiano. Todo mundo querendo saber que decisão Jusmari tinha tomado. A ex-prefeita parece saborear este momento e surfa na onda com sabedoria e serenidade.

Veja as voltas que a política dá. Na eleição municipal de 2012, Jusmari era duramente criticada por adversários políticos. Alguns apostavam que ela não alcançaria cinco mil votos. A ex-prefeita mostrou o seu espírito de Fênix, foi a luta, contra tudo e contra todos e teve um espetacular desempenho nas urnas. Não venceu por uma fatalidade qualquer. Coisa do destino.

Na eleição estadual de 2014, Jusmari mais uma vez provou ser uma extraordinária captadora de sufrágios. Sem prefeitura, sem cargos, sem nada, só no gogó, conseguiu emplacar 19 mil votos. Montada nesta montanha de votos não parou mais de influenciar no cenário político de Barreiras e de Lem. Tanto é que ainda é considerada a fiel da balança e atrai tantos líderes políticos de Barreiras e de Salvador, todos reverenciando a sua força eleitoral. E está claro que ela pode, realmente, definir o jogo em Barreiras. Além de ser boa de voto, ela é uma excepcional oradora. Tê-la num palanque é a garantia de contar com um discurso que incendeia a massa mas que também pode ser letal para os adversários políticos.

É claro que em sua trajetória Jusmari sofreu revezes. Quando foi prefeita enfrentou uma dura oposição, depois teve suas contas rejeitadas pela Câmara num episódio que acabou gerando rupturas políticas. Ela retirou-se para o Cerrado, meditou, retemperou o espírito e voltou decidida para a luta.

A ex-prefeita sabe que agora é um recomeço. Vencendo em Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, pavimenta o seu caminho e volta com tudo a política podendo ser deputada federal ou estadual nas próximas eleições. Ou mais que isso.

Como se percebe a estrela sobe e o mundo político de Barreiras e de Luis Eduardo Magalhães vai beijar a mão de Jusmari a espera de que ela, enfim, anuncie o nome do seu candidato a prefeito de Barreiras. Aguardemos pois. A qualquer momento ela, como é bem do seu feitio, ligue para a imprensa e diga de viva voz o caminho que seguirá. Enquanto isso o mundo político de Barreiras espera, ansiosamente.


O IMPRESSIONANTE PROTAGONISMO DE JUSMARI NA POLÍTICA DE BARREIRAS E DA REGIÃO. O IMPRESSIONANTE PROTAGONISMO DE JUSMARI NA POLÍTICA DE BARREIRAS E DA REGIÃO. Reviewed by Mural do Oeste on quarta-feira, julho 27, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.