POPULAÇÃO DE BAIANÓPOLIS IMPLANTA EQUIPE DO NASF (NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA)







O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das ESF (Equipes Saúde da Família). Não possuindo unidade física, realizando rodízio entre as Unidades Básicas de Saúde do município.


O NASF trabalha na lógica do apoio matricial as equipes responsáveis pelo cuidado de determinado território. São exemplos de ações de apoio matricial: discussão de casos, atendimentos compartilhados (NASF + ESF vinculada), atendimentos individuais do profissional do NASF precedida ou seguida de discussão com a ESF, construção conjunta de projetos terapêuticos, ações de educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes e etc. Essa equipe é composta por: 02 fisioterapeutas, 01 nutricionista, 01 psicólogo, 01 educador físico, 01 assistente social e 01 farmacêutico.

 Estão sendo introduzidas na rotina das ESF apresentação das competências de cada profissional na equipe e conhecimento e criação de grupos de acompanhamento, como grupo de gestantes e idosos, por exemplo.

Aconteceu no dia 12 de julho no PSF do Mario Borges, onde a participação das gestantes foi fundamental para o sucesso do encontro, foi feita uma explanação por cada membro da equipe e pela Coordenadora da Atenção Básica, Iza Michelle     A Paiva, onde falou-se da importância de iniciar o pré natal precocemente, dos exames e acompanhamentos necessários, dos direitos sociais da gestante, de alguns mitos envolvendo a gestação e deixando espaço para um diálogo no grupo, recebemos também sugestões de temas que serão abordados nas próximas reuniões.

Fotos/Texto: IZA MICHELLE
POPULAÇÃO DE BAIANÓPOLIS IMPLANTA EQUIPE DO NASF (NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA) POPULAÇÃO DE BAIANÓPOLIS IMPLANTA EQUIPE DO NASF (NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA) Reviewed by Mural do Oeste on sexta-feira, julho 15, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.