ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É FATOR PRINCIPAL PARA REDUÇÃO DO COLESTEROL


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% das mortes no Brasil são causadas em razão de doenças 
cardiovasculares. Os níveis elevados de colesterol figuram entre os grandes fatores causadores de problemas cardíacos. O acúmulo de LDL colesterol, o chamado colesterol ruim, nas paredes de vasos e artérias compromete o fluxo sanguíneo, e elevam riscos de doenças do coração, como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Cerca de 40% da população brasileira apresenta quadro de níveis elevados de colesterol. Para combater o problema e alertar a população sobre os riscos e os cuidados que precisam ser adotados para evitar o problema, no dia 8 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Para o cardiologista Newton Ferreira, a data é importante para que as pessoas se motivem em combater o problema. “É importante ter uma data para lembrar o diagnóstico e o tratamento da Hipercolesterolemia. Essa divulgação facilita o acesso à informação e motiva o paciente a buscar e otimizar o tratamento”, avalia o cardiologista.  Os níveis de colesterol podem ser controlados através da estatinas, e de medicamentos fitoterápicos. Mas o médico ressalta que além dos medicamentos, uma alimentação equilibrada é essencial para manter esse controle.  “O controle do colesterol se faz principalmente através de uma dieta pobre em gorduras e rica em fibras. Os alimentos que ajudam a reduzir o colesterol são alimentos ricos em fibra, principalmente as verduras.
Quando menos gordura animal, melhor. O paciente que evita as carnes, principalmente as gorduras ele consegue diminuir as taxas de colesterol” afirma o cardiologista.


Bahia Notícias 
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É FATOR PRINCIPAL PARA REDUÇÃO DO COLESTEROL ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É FATOR PRINCIPAL PARA REDUÇÃO DO COLESTEROL  Reviewed by Mural do Oeste on terça-feira, agosto 09, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.