'CIDADE DE DEUS' INTEGRA LISTA DOS 100 MELHORES FILMES DO SÉCULO XI

   'Cidade de Deus' integra lista dos 100 melhores filmes do século 21

O longa "Cidade de Deus" foi escolhido um dos cem melhores filmes do século 21. A obra de Fernando Meireles é a única representante brasileira em uma seleção publicada pela BBC norte-americana, que contou com as avaliações de 177 críticos de cinema de todos os continentes "exceto a Antártica", além de colaboradores de sites, revistas e jornais, acadêmicos e curadores de cinema. O brasileiro ocupa a 38ª posição na seleção, que inclui títulos como "O Pianista", de Roman Polanski, "Dez", de Abbas Kiarostami, e "O Lobo de Wall Street", de Martin Scorsese. Segundo a Folha de S. Paulo, o primeiro lugar é ocupado por "Cidade dos Sonhos", de David Lynch, seguido por "Amor à Flor da Pele", de Wong Kar-wai. De acordo com a BBC, o objetivo da lista é mostrar que os clássicos atuais podem ocupar o mesmo patamar que consagrados como "O Poderoso Chefão" ou "Cidadão Kane", além de negar a ideia de que o cinema estaria morrendo devido à TV a cabo e serviços sob demanda.
"Queremos provar que esse século nos deu filmes que perseverarão ao teste do tempo, que você continuará a pensar sobre e argumentar sobre se você pelo menos der a chance de assisti-los", afirma a publicação. "Acreditamos que os novos clássicos dessa lista são destinados a se tornarem velhos clássicos. Se isso vai acontecer ou não, só depende de vocês, os cinéfilos. Mas uma coisa é certa: o cinema não está morrendo, está evoluindo". A lista completa está disponível no site da BBC, em inglês (veja aqui).
'CIDADE DE DEUS' INTEGRA LISTA DOS 100 MELHORES FILMES DO SÉCULO XI 'CIDADE DE DEUS' INTEGRA LISTA DOS 100 MELHORES FILMES DO SÉCULO XI Reviewed by Mural do Oeste on quinta-feira, agosto 25, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.