ENTIDADES CRIAM GRUPO DE COMBATE À ESCRAVIDÃO E CRITICAM SECRETARIA DE JUSTIÇA DA BAHIA

   Entidades criam grupo de combate à escravidão e criticam Secretaria de Justiça da Bahia

Diante da desarticulação da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae) na Bahia, diversas instituições fundaram na última sexta-feira (12), o Grupo de Articulação para Erradicação do Trabalho Escravo na Bahia (Gaete-BA). O grupo é formado pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), Comissão Pastoral da Terra, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Defensoria Pública da União (DPU), Associação dos Magistrados Trabalhistas da Bahia (Amatra), Polícia Rodoviária Federal, Universidade Federal da Bahia (Ufba), Federação dos Trabalhadores na Agricultura na Bahia e Sindicato dos Auditores-Fiscais do Trabalho na Bahia.
“Nos últimos meses a postura da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia não refletiu o caráter democrático e participativo que sempre pautou a atuação da Coetrae em períodos anteriores”, disse o procurador do trabalho e coordenador de Combate ao Trabalho Escravo na Bahia, Ilan Fonseca. O procurador ainda afirmou que a ausência de resposta do Governo da Bahia ao pedido de reunião, formulado por diversas entidades, contribuiu para o esvaziamento da Coetrae. Ilan Fonseca diz que as entidades realizam operações mensais em diversas regiões da Bahia para prevenir e reprimir trabalho análogo ao de escravo. As operações já resgataram mais de 70 trabalhadores desde maio de 2015. O Gaete vai colaborar nas atividades de articulação para a prevenção, repressão e assistência aos trabalhadores resgatados, efetivando ações e projetos de combate ao trabalho escravo e em condições análogas às de escravo, com uma atuação operacional integrada.
ENTIDADES CRIAM GRUPO DE COMBATE À ESCRAVIDÃO E CRITICAM SECRETARIA DE JUSTIÇA DA BAHIA ENTIDADES CRIAM GRUPO DE COMBATE À ESCRAVIDÃO E CRITICAM SECRETARIA DE JUSTIÇA DA BAHIA Reviewed by Mural do Oeste on terça-feira, agosto 16, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.