GOVERNO INAUGURA PRAÇA DA CIÊNCIA EM NOVA CANAÃ



A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) acabou de ultrapassar 50% da meta total do projeto Praças da Ciência, ao inaugurar mais uma unidade do equipamento, desta vez, em Nova Canaã, município da região Sudoeste da Bahia. O diretor de Inovação e Inclusão da Secti, Aderbal Meira Filho, entregou, no final da tarde deste sábado (30), a 21ª Praça instalada na Bahia à comunidade novacanaense, acompanhado de autoridades locais.




A Praça vai permitir que professores de Nova Canaã, dos ensinos Médio e Fundamental, transfiram ensinamentos e noções de ciência de uma maneira mais divertida, por intermédio dos oito brinquedos lúdico-científicos que compõem o equipamento: conchas acústicas; bicicletas geradoras; harpas de tubo; alavancas; cadeiras e basquete giratórios e balanços de comprimentos diferentes. Embora seja, majoritariamente, voltada para professores e alunos, a Praça da Ciência pode ser usada, ainda, por líderes comunitários, tendo capacidade de beneficiar mais de 15 mil pessoas.




Para receber uma unidade do projeto, o município escolhe e cede, como contrapartida, o espaço, que precisa medir, minimamente, 18 metros quadrados e estar na vizinhança de escolas. As cidades de Muritiba, Mulungu do Morro, Caém, Maetinga, Caetité, Irecê, América Dourada, Biritinga, Brumado, Aurelino Leal, Senhor do Bonfim, Uauá, Catu, Jitaúna, Condeúba, Oliveira dos Brejinhos, Araci, Muquém do São Francisco e Juazeiro já possuem uma unidade do equipamento, com exceção de Juazeiro, que conta com duas Praças.




“Nos últimos meses aceleramos, consideravelmente, o ritmo de entregas e essa velocidade tende a ser mantida, nos aproximando, ainda mais, do alcance total do objetivo do projeto, que é 40 praças inauguradas”, lembrou Aderbal.



Capacitação



Durante a quinta edição do Secti na Área, evento realizado na última quarta-feira (27), foi firmado o compromisso de que educadores da rede estadual e dos 20 municípios que já abrigam as Praças da Ciência receberão formação para dinamizar e fortalecer o uso pedagógico do equipamento. A capacitação é fruto de uma parceria com o Instituto Anísio Teixeira. “Uma cartilha para ser distribuída entre os educadores será confeccionada, a fim de fortalecer a educação científica nas escolas”, completa a coordenadora do programa Ciência na Escola, da SEC, Shirley Costa.



GOVERNO INAUGURA PRAÇA DA CIÊNCIA EM NOVA CANAÃ GOVERNO INAUGURA PRAÇA DA CIÊNCIA EM NOVA CANAÃ Reviewed by Mural do Oeste on segunda-feira, agosto 01, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.