HISTORIADOR DIZ QUE MULHER DO MINISTRO NAZISTA GOEBBELS ERA FILHA DE JUDEU

   A família Goebbels em 1942: Magda e Joseph e seus filhos Hildegard, Helga, Helmut, Hedwig, Heidrun e Holdine. Harald Quandt, filho do primeiro casamento de Magda, teve sua imagem inserida na foto (Foto: Creative Commons/Bundesarchiv Bild)

Magda Goebbels, mulher do ministro da Propaganda de Hitler e considerada “a mãe modelo do Terceiro Reich” era filha de um judeu. A descoberta foi feita recentemente pelo historiador Oliver Himes em arquivos de Berlim, segundo o jornal “Bild”.


Magda, que na verdade foi registrada como Johanna Maria Magdalena quando nasceu, em 11 de novembro de 1901, tinha apenas o sobrenome de solteira sua mãe, Behrendt. No mesmo ano a mãe se casou com o empresário alemão Oskar Ritschel, mas este se recusou a adotar a criança e ceder a ela seu sobrenome.

Depois de se divorciar de Ritschel, em 1905, a mãe de Magda voltou a se casar em 1908, desta vez com o pai biológico de sua filha, o comerciante judeu Richard Friedländer, que havia conhecido nove anos antes.

Já adulta, Magda se casou com o empresário Herbert Quandt, que enriqueceu quando Hitler chegou ao poder, e teve com ele um filho, Harald. Divorciada, ela se uniu a Goebbels em janeiro de 1932 e ficou com ele até a morte, em 30 de abril de 1945. A máquina de propaganda nazista explorou o casamento e a grande família que formaram, chamada de “família ariana ideal”.

Segundo as descobertas do historiador, o pai dela foi preso em Bruxelas e enviado ao campo de concentração de Buchenwald, onde morreu em 1938. Mesmo já casada com um líder nazista e capaz de intervir para tentar salvá-lo, ela nada fez para impedir sua prisão ou morte.

Magda e Joseph Goebbels tiveram seis filhos. Quando os aliados se aproximaram do bunker que a família ocupava em Berlim, em abril de 1945, o casal envenenou todas as crianças e cometeu suicídio na sequência. Harald, que não estava no local, sobreviveu.

G1
HISTORIADOR DIZ QUE MULHER DO MINISTRO NAZISTA GOEBBELS ERA FILHA DE JUDEU HISTORIADOR DIZ QUE MULHER DO MINISTRO NAZISTA GOEBBELS ERA FILHA DE JUDEU Reviewed by Mural do Oeste on segunda-feira, agosto 22, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.