HUMANIDADE ULTRAPASSA LIMITE DE RECURSO RENOVÁVEIS PARA 2016 NESTA SEGUNDA

   Humanidade ultrapassa limite de recursos renováveis para 2016 nesta segunda

A humanidade alcança nesta segunda-feira (8) o consumo da totalidade dos recursos que o planeta é capaz de renovar em um ano – a partir desta data, segundo cálculos da ONG Global Footprint Network, passamos a viver “a crédito” até o dia 31 de dezembro. Segundo informações do portal UOL, o “Earth Overshoot Day” (Dia de passar o limite da Terra) vem ocorrendo mais cedo a cada ano. O cálculo da entidade considera emissão de gases causadores de efeito estufa, recursos consumidos pela pesca, pecuária e agricultura, construções e uso de água. Em 2015, o Earth Overshoot Day ocorreu no dia 13 de agosto. A data "avança inexoravelmente desde os anos 1970" do século passado, afirmam a Global Footprint Network, em comunicado conjunto com a ONG WWF. Em 1970, o dia foi em 23 de dezembro, sendo adiantado sem exceção a partir de então.
 "O custo desse consumo excessivo já é visível: escassez de água, desertificação, erosão do solo, queda da produtividade agrícola e das reservas de peixes, desmatamento, desaparecimento de espécies", afirmam as entidades em nota, apontando que a humanidade consome  1,6 vezes os recursos disponíveis no planeta. "Viver a crédito só pode ser provisório, porque a natureza não é uma jazida, da qual podemos extrair recursos indefinidamente", conclui o comunicado. 
HUMANIDADE ULTRAPASSA LIMITE DE RECURSO RENOVÁVEIS PARA 2016 NESTA SEGUNDA HUMANIDADE ULTRAPASSA LIMITE DE RECURSO RENOVÁVEIS PARA 2016 NESTA SEGUNDA Reviewed by Mural do Oeste on segunda-feira, agosto 08, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.