TEM GENTE QUE TEM CARA DE CONFIÁVEL

   Gente confiável

POR Karin Hueck, SUPER INTERESSANTE 


E tem gente que simplesmente não tem - e não dá para controlar isso. O segredo está nas sobrancelhas e no tamanho das bochechas.


Geralmente, quando cientistas resolvem estudar o que torna uma pessoa confiável e outra não, eles costumam analisar as microexpressões que são feitas durante uma conversa - se levantam ou abaixam os cantos da boca, por exemplo, ou se erguem as sobrancelhas. Mas, agora, uma nova pesquisa mostra que, não importa as expressões que você faça, tem gente que simplesmente tem cara de confiável - e gente que não tem.


O estudo botou voluntários para assistirem a vídeos de pessoas que pediam pela volta de parentes desaparecidos, e depois fez com que julgassem o quão confiáveis pareciam ser as caras na telinha. Alguns dos vídeos eram considerados verdadeiros pela maior parte das pessoas - mesmo que as histórias fossem falsas.

E a culpa era dos traços faciais. Sobrancelhas altas, maçãs do rosto destacadas e rostos redondos eram associados à confiança. Já sobrancelhas caídas e rostos magros foram percebidos como coisa de gente em quem não se pode confiar.

O destaque se deu para dois vídeos reais que foram exibidos. Num deles, uma senhora simpática de 81 anos pedia pela volta do marido, desaparecido. Ela foi considerada como altamente confiável - embora, na vida real, tenha sido responsável pelo assassinato do cônjuge. Em outro vídeo, um pai falava sobre a filha de 9 anos que havia sumido. Os voluntários acreditavam que ele estava mentindo ou envolvido no desaparecimento - mas ele era inocente. Ou seja, se você quer que as pessoas lhe julguem confiáveis, é melhor caprichar nas bochechas.
TEM GENTE QUE TEM CARA DE CONFIÁVEL TEM GENTE QUE TEM CARA DE CONFIÁVEL Reviewed by Mural do Oeste on terça-feira, agosto 02, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.