AÇÃO DA CODEVASF MELHORA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DE COMUNIDADE RURAL DO MÉDIO SÃO FRANCISCO BAIANO



A comunidade rural de Guará, no município de Mansidão, semiárido da Bahia, está ganhando condições melhores para circulação de pessoas e mercadorias com a pavimentação de vias em paralelepípedos e calçamento. A ação é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa, que vem investindo em melhoria de acessos para facilitar o trânsito da produção agrícola familiar, o deslocamento de crianças e adolescentes rumo às escolas, o tráfego de pessoas, insumos, equipamentos, materiais.

A pavimentação e o calçamento já estão concluídos, restando apenas realização de limpeza final, que deverá ser encerrada dentro de 10 dias. Foi realizada a pavimentação de uma via em paralelepípedo, com largura de sete metros e comprimento de 559,5m, totalizando 3.916,5 m2. Além disso, foi construído calçamento em ambos os lados, com largura de 1,20m, totalizando 1.342,80 m2.

Qualidade de vida e saúde são pontos destacados pelos moradores. “Essa obra é muito importante; antes era muito ruim. Durante a noite, a poeira era imensa. É um lugar que passa muito carro, e era muito pó que subia. Tem muita criança e idoso vivendo aqui, e ficávamos gripados o tempo inteiro. Além disso, quando chovia, formava muita lama. Agora, tudo vai melhorar”, disse Tâmara Nunes, moradora da comunidade do Guará.

Além dos visitantes e viajantes que passam diariamente pelo local, aproximadamente 270 moradores da comunidade de Guará estão sendo diretamente beneficiados pela ação, que representou um investimento de R$ 326,2 mil, recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar visando ao desenvolvimento regional.


“É uma ação de suma importância para a comunidade porque traz valorização, saúde e qualidade de vida. A pavimentação atende a uma antiga reivindicação dos moradores que sofrem com a constante poeira e a lama, e a Codevasf investiu recursos e esforço para atender a esta demanda”, disse Renato Lopes, fiscal da obra e técnico da 2ª Superintendência Regional da Codevasf.


Assessoria de Comunicação e promoção Institucional da Codevasf
AÇÃO DA CODEVASF MELHORA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DE COMUNIDADE RURAL DO MÉDIO SÃO FRANCISCO BAIANO AÇÃO DA CODEVASF MELHORA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DE COMUNIDADE RURAL DO MÉDIO SÃO FRANCISCO BAIANO Reviewed by Mural do Oeste on sexta-feira, setembro 23, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.