AEROPORTO CONSTRUÍDO EM TERRENO QUE FOI DE TIO DE AÉCIO FOI HOMOLOGADO



Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, por 10 anos, o funcionamento do aeroporto de Cláudio (MG), abrindo seu funcionamento para o tráfego aéreo de jatinhos e aviões de pequeno porte. A decisão é do último dia 14 mas foi divulgada ontem no Diário Oficial.
A aeroporto foi construído pelo Governo do Estado de Minas na gestão do hoje senador Aécio Neves (PSDB), a um custo de R$ 14 milhões. As obras foram entregues em 2010. A pista, de 1 km de extensão, está localizada em terreno desapropriado que foi do tio do tucano, numa região próxima de fazendas que pertencem à família de Aécio. No local havia uma antiga pista de terra batida aberta em 1983, quando Tancredo Neves, avô de Aécio, era governador e Múcio, seu tio-avô, prefeito de Cláudio. Antes de estar homologado o aeroporto foi usado pelo senador tucano em mais de uma oportunidade.

A revelação da existência do aeroporto, em junho de 2014, gerou a principal crise na campanha do então candidato do PSDB à presidência da República.

A construção do aeródromo de Cláudio fez parte do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), por meio do qual o governo mineiro fez investimentos diversos em 24 aeroportos locais.

A estrutura construída na terra desapropriada do parente de Aécio, porém, foi a que recebeu maior volume de recursos proporcionalmente às populações das cidades onde foram feitos os aportes. O valor da obra de Cláudio representa investimento per capita de mais de R$ 510, quase três vezes a média de recursos aplicados em outros 11 aeroportos que também receberam projetos de ampliação da capacidade.
Em 2014, o Ministério Público Federal e Estadual abriram investigações para verificar a incidência do crime de improbidade administrativa na construção do aeroporto, mas os procedimentos foram arquivados.

De acordo com a Anac, o pedido para a homologação do aeroporto foi feito em julho de 2011, ainda no governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A assessoria do órgão informou que, para a liberação do funcionamento do aeroporto foi feita "uma série de ajustes", sem informar quais.

Em nota, o senador Aécio Neves afirma que a homologação do aeroporto comprova a inexistência de irregularidade.
Segue a íntegra da nota.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou a pista do aeroporto de Claudio. Com atraso -  o Ministério da Aeronáutica já havia homologado a pista em abril de 2014 - a homologação é mais um atestado a regularidade da obra. Adversários do senador Aécio Neves difundiram mentiras e distorceram informações sobre o aeródromo sobretudo durante a campanha do senador para Presidência da República.

Desde junho de 2015, a Anac pediu informações ao Governo de Minas para concluir o processo de homologação.  Como o governo do PT não enviou as informações, o Ministério Público  Federal  chegou a intimar o Estado a repassar as informações no prazo de 20 dias. Não fosse o atraso no envio de informações, a homologação já teria saído há mais tempo.
A construção da pista do aeroporto fazia parte do Planejamento Estratégico de Arranjo Produtivo das Indústrias da Fundição do Centro-Oeste idealizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais com  apoio do governo federal, que tinha o objetivo de alavancar o polo da indústria de fundição existente em Claudio, o maior do pais  O aeroporto facilitaria o acesso de compradores e fornecedores das indústrias instaladas no município, integrando programa que construiu e reformou dezenas de aeroportos regionais no Estado.

A partir de falsas denúncias apresentados por adversários políticos, a obra foi investigada duas vezes pelo Ministério Público de Minas, pelo Conselho do Ministério Público Estadual e pela Procuradoria Geral da República. Em todos os casos, a investigação foi arquivada  após a constatação da regularidade de todos os procedimentos.

A homologação final comprova, mais uma vez, que não houve qualquer irregularidade na construção do aeroporto.

Fonte: O Estadão
AEROPORTO CONSTRUÍDO EM TERRENO QUE FOI DE TIO DE AÉCIO FOI HOMOLOGADO AEROPORTO CONSTRUÍDO EM TERRENO QUE FOI DE TIO DE AÉCIO FOI HOMOLOGADO Reviewed by Mural do Oeste on quarta-feira, setembro 21, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.