ATRIZ E DIRETORA NADJA TURENKKO MORRE VÍTIMA DE CÂNCER


A atriz, diretora e professora Nadja Turenkko morreu, aos 54 anos, na manhã desta segunda-feira (19), em decorrência de um linfoma não-Hodgkin. Ela estava internada em São Paulo para tratamento da doença.
A produtora cultural Bisa Almeida, cunhada de Nadja, informou que o corpo da atriz será velado no Cemitério de Vila Mariana, em São Paulo, nesta segunda-feira, e depois será cremado. As cinzas da atriz devem ser veladas em seguida em Salvador, em uma cerimônia para familiares e amigos.
Nadja estava em tratamento contra o linfoma há cerca de um ano. Ela deixa o esposo, o arquiteto e cenógrafo Maurício Cardoso. 

Nascida em Belém, a atriz estudou cinco anos em Paris e trouxe ao Brasil a técnica de mímica corporal dramática, criada pelo francês Etienne Decroux. Nadja também lecionou na Escola de Teatro da Ufba, dirigiu e atuou em diversos espetáculos em Salvador. A última montagem em que atuou como diretora e atriz foi "Nunca nade sozinho", onde trabalhou com os atores Ciro Sales e Kadu Veiga.
A morte de Nadja causou comoção entre colegas e amigos do meio artístico. O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, manifestou pesar pela morte da amiga.  "Os palcos estão em silêncio. Reverência e homenagem eterna a esta grande atriz, esta mulher incrível. Digna, talentosa e muito disciplinada. Uma das meninas mais incríveis que tive o prazer de dirigir. A dor é que vai ter sempre um papel nas minhas peças esperando por ela. O consolo é saber que tive o prazer de conviver com esta grande figura. Que lutou até o fim com uma coragem impressionante. Que os deuses do teatro lhe recebam com uma grande festa Nadja Turenko. Evoé!", afirmou Guerreiro, em nota.
A escritora Aninha Franco prestou homenagem a atriz por meio do Facebook. "Nadja Turenkko, A Amiga, A Companheira, A Parceira, A Talentosa, 1962/2016", lamentou Aninha. A cantora Juliana Ribeiro também usou a rede social para manifestar pesar pela morte. "Dos poucos momento juntas sempre muito amor envolvido. Confesso que a ficha não caiu ainda....Luzes, muitas luzes para você que era uma estrela. Te amo no azul onde estiver! Descanse em paz minha linda!", postou.
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) disse, em nota, que "o teatro baiano perdeu uma guerreira" e transmite seu pesar profundo à família, aos amigos, e à comunidade artística.
Fonte: G1 Globo
ATRIZ E DIRETORA NADJA TURENKKO MORRE VÍTIMA DE CÂNCER ATRIZ E DIRETORA NADJA TURENKKO MORRE VÍTIMA DE CÂNCER Reviewed by Mural do Oeste on segunda-feira, setembro 19, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.