CAMPANHA DE MULTIVACINAÇAO TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA EM POSTOS DA BAHIA


A Campanha Nacional de Multivacinação, que pretende atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes, termina nesta sexta-feira (30) na Bahia e nos demais estados do país.
Em Salvador, são 120 postos que oferecem os 14 tipos de vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. No estado, são 3.345 postos de saúde que fazem parte da campanha, que começou no dia 19.
O horário de atendimento é de 8h às 17h. As vacinas incluídas na campanha estão disponíveis durante todo o ano nos postos e o objetivo da campanha é de atualizar a carteira de vacinação. Os profissionais de saúde analisam os documentos e percebem qual imunização está pendente.
"Não é porque acabou a campanha que acaba a vacina. A campanha é para estimular a população para ir aos postos atualizar a caderneta", explica a coordenadora da Diretoria de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Guimarães.
De acordo com a secretaria municipal, de 19 a 27 de setembro, cerca de 46 mil jovens já compareceram aos postos de saúde da capital baiana para atualização da caderneta de imunização durante a campanha nacional de multivacinação.
No período, os profissionais de saúde aplicaram 38 mil doses da vacina no público alvo.
As vacinas que foram mais aplicadas são  que protegem conta a paralisia infantil, a pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e Hepatite B) e a meningocócica tipo C. 

O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de crianças menores de 5 anos e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos, público que representa mais de 406 mil indivíduos em Salvador.
Os responsáveis devem levar as crianças portando a caderneta de vacina, que será avaliada pelo profissional responsável. Caso seja necessário, receberão as doses pendentes. Serão atualizados 14 tipos de vacina nessa população.
A vacinação contra pólio ocorre normalmente no mês de agosto, mas este ano, foi adiada, segundo o Ministério da Saúde, devido à Olimpíada no Rio, que poderia diminuir a adesão. Contra pólio, devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o esquema vacinal, que consiste em três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão oral, a gotinha.
Este ano, o calendário de vacinações teve mudanças no esquema vacinal contra HPV, pólio, meningite e pneumonia. As alterações foram anunciadas em janeiro. 
Confira mudanças na vacinação ocorridas este ano:
HPV
Como era: 2 doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses; 3ª dose 5 anos depois.Como fica: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.
Poliomielite
Como era: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha).
Como fica: muda somente que a 3ª dose passa ser a injetável.

Pneumonia
Como era: 3 doses  (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses.
Como fica: 2 doses - aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.

Meningite
Como era: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.
Como fica:2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.

Fonte: G1 Globo
CAMPANHA DE MULTIVACINAÇAO TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA EM POSTOS DA BAHIA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇAO TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA EM POSTOS DA BAHIA Reviewed by Mural do Oeste on sexta-feira, setembro 30, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.