CHILENO PRESO NA BAHIA COM BEBÊ EM SACO DE LIXO É SOLTO, DIZ DEFENSORA



O chileno preso após ser flagrado carregando um recém-nascido dentro de um saco de lixo na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, teve a prisão relaxada e foi solto após audiência realizada nesta terça-feira (20).
A informação foi dada ao G1 pela defensora pública que acompanha o caso, Amabel Mota, e confirmada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Segundo a defensora, não ficou comprovado que o chileno José Luís Plaza Galego, de 54 anos, tenha alguma relação com o abandono da criança. "Não há indícios de que ele tentou fazer algum mal para a criança ou que tenha sido ele que colocou o bebê no saco e, por isso, não há elementos para mantê-lo preso. Até agora, o que tudo indica é que ele achou esse bebê dentro do saco no lixo e pegou", destacou.
Ainda não há informações sobre os pais da criança, que teve alta médica na segunda-feira (19) e foi encaminhada para uma casa de acolhimento.
De acordo com a juiza que fez a audiência, Antônia Marina Faleiros, da 1ª Vara Criminal de Lauro de Freitas, José Luís Plaza tem sérios problemas mentais e está sendo procurado pela família, que mora no Chile, há algum tempo. De acordo com a magistrada, o homem entrou no Brasil legalmente em 2014 e os parentes perderam o contato com ele. O Consulado do Chile, que tem sede em Salvador, segundo ela, está acompanhando o caso.
"Eles [os familiares] estão no Chile. Haviam perdido o contato com ele e estavam à sua procura. Ele está no Brasil há dois anos, segundo a Delegacia de Imigração da Polícia Federal, que nos encaminhou a documentação de entrada dele no país. É uma pessoa que tem histórico de problemas psiquiátricos", destacou.
Segundo a Polícia Civil, atualmente, o estrangeiro estava em situação ilegal no país. Conforme a defensora Amabel Mota, o homem teria vindo ao Brasil visitar familiares que moram em São Paulo, mas depois se perdeu.
"Ele tem família com residência fixa no Brasil, em São Paulo, mas depois acabou desaparecendo. Os parentes já estavam tentando localizá-lo. Depois da notícia sobre o caso do bebê, os familiares o identificaram por meio das notícias e estão providenciando a vinda para o Brasil para resolver a situação dele", disse. Não há informações sobre como e quando o homem foi parar na cidade de Lauro de Freitas.
Conforme a juiza Antônia Marina Faleiros, o homem não conseguiu dizer muita coisa durante a audiência, que teve início às 11h e foi encerrada cerca de uma hora depois. "Não houve quase nenhuma possibilidade de diálogo com ele, em razão do seu severo quadro de distúrbio mental. Durante a audiência, ele cantava, recitava poesias. Falou coisas desconexas. Disse que encontrou o bebê e que estava levando para um médico. Por isso, levantamos a suspeita de que alguém abandonou a criança e ele encontrou. Quando terminou a audiência, foi levado pelo Samu para uma unidade de saúde de natureza psiquiátrica acompanhado por um membro do consulado do Chile", relatou a magistrada.
Caso

Um estrangeiro foi preso com um bebê recém-nascido dentro de um saco de lixo, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, na quinta-feira (15). Ele foi agredido por populares e preso e levado para a Delegacia por policiais militares.

A criança, que ainda estava com o cordão umbilical, segundo a polícia, foi levada para a maternidade Albert Sabin, em Salvador, onde recebeu cuidados médicos e teve alta na  segunda-feira (19).
O bebê é um menino e, ainda na maternidade, ganhou o nome de Gabriel. A criança foi encaminhada para a Vara da Infância e Juventude de Lauro de Freitas e está  uma casa de acolhimento, mas deve ser encaminhada para um abrigo.
À polícia, o estrangeiro, que é chileno, disse inicialmente que os pais da criança entregaram o bebê a ele, mas depois mudou a versão e informou que achou o bebê no lixo.
Ainda de acordo com a delegada Elaine Laranjeira, da 27ª Delegacia, onde o estrangeiro ficou preso, José Luís Plaza Galego, tem passagem pela polícia no Rio de Janeiro. A delegada disse que ainda não sabe o motivo.
Fonte: G1 Globo
CHILENO PRESO NA BAHIA COM BEBÊ EM SACO DE LIXO É SOLTO, DIZ DEFENSORA CHILENO PRESO NA BAHIA COM BEBÊ EM SACO DE LIXO É SOLTO, DIZ DEFENSORA Reviewed by Mural do Oeste on terça-feira, setembro 20, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.