COM AULAS DE CAMPO NO PROJETO FORMOSO, CURSO DE MANEJO DE IRRIGAÇÃO ACONTECEU EM BOM JESUS DA LAPA, GRAÇAS A PARCERIA DE INSTITUTO COM A CODEVASF




A sede da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, recebeu, graças a uma parceria com o Instituto de Pesquisa e Inovação da Agricultura Irrigada (Inovagri), um curso de manejo de irrigação, que contou com a participação de irrigantes e também de técnicos da própria Codevasf, durante o segundo semestre deste ano. A aula de campo aconteceu no Projeto Formoso, perímetro público irrigado criado pela Companhia.
O curso é fruto de uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA), que contratou o Inovagri para realizar essas atividades em diversos locais do País, visando a capacitação de técnicos e irrigantes, que possam aprender como irrigar de maneira correta e passar adiante, como multiplicadores. Em Bom Jesus da Lapa, município onde está localizado o perímetro de irrigação Formoso, o Instituto contou com a parceria da Codevasf para a realização das atividades.
“Esse curso representou uma importante oportunidade de atualização de conhecimento. Para vermos o que está sendo aplicado fora daqui e podermos servir como ferramenta de repasse dessas técnicas. Porque o curso aconteceu, em dois dias, os profissionais foram embora, e nós ficamos. Por isso, é importante manter o repasse das informações sobre o manejo correto da irrigação”, diz Clooer Costa de Oliveira, técnica da Gerência Regional de Irrigação da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, uma das participantes do curso e que participou das negociações para a realização da parceria.
A realização do curso não representou ônus para a Codevasf, que cedeu o auditório da sede da 2ª Superintendência Regional para a aula e auxiliou na divulgação e mobilização de produtores. O Distrito de Irrigação Formoso também colaborou, cedendo um ônibus para o deslocamento dos participantes para a aula de campo, no Projeto Formoso.
“O mais importante foi a participação dos próprios produtores. Acredito que todos têm que estar permanentemente se reciclando. E os instrutores trouxeram uma carga intelectual muito grande. São Doutores, Mestres. O curso mostrou que nem tudo que é só teoria é ruim, e só prática também não é necessariamente correto. Tem que unir as duas coisas”, diz Clooer Costa de Oliveira.
O curso “Manejo de Irrigação: quando, quanto e como irrigar” foi comandado pela instrutora Débora Costa Camargo, engenheira agrônoma, Mestre em Engenharia Agrícola (irrigação e drenagem), e PHD em Ciência e Engenharia Agrária. Aconteceu nos dias 21 e 22 de julho deste ano, com carga horária total de 16 horas, sendo oito horas de aulas teóricas e outras oito de aulas práticas, em campo, no Projeto Formoso.
Participaram das atividades 30 pessoas, entre irrigantes, produtores familiares rurais, agrônomos, técnicos agropecuários, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano (que possui campus no Projeto Formoso), e técnicos da Codevasf.
Durante as aulas teóricas, foram avaliados equipamentos e sistemas de irrigação. Nas aulas práticas, dentro de lotes do Projeto Formoso, com produção de banana e de feijão, os participantes acompanharam a instalação de uma bateria de tensiômetros e do equipamento irrigás. Também acompanharam medições e avaliação de aplicação de água, distribuição de pressão e uniformidade da vazão em diferentes sistemas de irrigação e aprenderam sobre o manejo da água via solo.
“Durante as aulas teóricas, eles nos apresentaram muitas informações importantes. Destacaria a apresentação do uso do irrigas, um dispositivo criado pela Embrapa, de fácil acesso para os irrigantes. Aprendemos a montar e vimos o funcionamento do dispositivo na prática”, diz Clooer Costa de Oliveira.

COM AULAS DE CAMPO NO PROJETO FORMOSO, CURSO DE MANEJO DE IRRIGAÇÃO ACONTECEU EM BOM JESUS DA LAPA, GRAÇAS A PARCERIA DE INSTITUTO COM A CODEVASF COM AULAS DE CAMPO NO PROJETO FORMOSO, CURSO DE MANEJO DE IRRIGAÇÃO ACONTECEU EM BOM JESUS DA LAPA, GRAÇAS A PARCERIA DE INSTITUTO COM A CODEVASF Reviewed by Mural do Oeste on sexta-feira, setembro 16, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.