CONFIRA ALGUNS MITOS E VERDADE SOBRE O SUOR

   O suor pode ser incômodo, mas é indispensável para o funcionamento do organismo. A transpiração tem como função principal o controle da temperatura do corpo, que fica em torno de 36,5ºC. Sempre que o corpo passa dessa faixa, as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, entram em ação. Outra função é a eliminação das toxinas, pois além de água e gordura, sais minerais e ácido úrico também são eliminados pelo suor.Sabendo da finalidade do suor, algumas dúvidas sempre aparecem em torno do tema. Suar emagrece? Por que ele tem cheiro? Essas e outras questões são desvendadas seguindo os slides!

O suor pode ser incômodo, mas é indispensável para o funcionamento do organismo. A transpiração tem como função principal o controle da temperatura do corpo, que fica em torno de 36,5ºC. Sempre que o corpo passa dessa faixa, as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, entram em ação. Outra função é a eliminação das toxinas, pois além de água e gordura, sais minerais e ácido úrico também são eliminados pelo suor.Sabendo da finalidade do suor, algumas dúvidas sempre aparecem em torno do tema. Suar emagrece? Por que ele tem cheiro? Essas e outras questões são desvendadas.

QUEM ESTÁ ACIMA DO PESO TRANSPIRA MAIS - VERDADE

Quem tem sobrepeso ou é obeso costuma transpirar mais porque a gordura funciona como um isolante térmico, que dificulta a passagem do calor de dentro para fora do corpo. Por isso, quem tem excesso de peso precisa ficar atento com as assaduras, principalmente nas dobrinhas do corpo - debaixo do peito e nas axilas - e nas áreas de atrito, como as coxas, que são as regiões mais suscetíveis ao problema.


SUOR TEM CHEIRO - MITO

O suor não possui odor. O que provoca o mau cheiro - chamado de bromidrose - nas axilas e nos pés não é a transpiração, mas sim a presença de bactérias e fungos nessas regiões do corpo. O suor eliminado por essas partes contém restos celulares que podem produzir odores desagradáveis quando em contato com as bactérias e fungos presentes na pele. O problema é solucionado com uma higiene cuidadosa nas áreas de maior sudorese.

A TRANSPIRAÇÃO TAMBÉM OCORRE DEBAIXO D'ÁGUA - VERDADE

Ao praticar uma atividade física, o corpo produz suor, mesmo que seja um exercício debaixo d'água, como a natação e hidroginástica. A quantidade de suor será determinada pela intensidade e duração da atividade e pela temperatura no ambiente.

SÓ SUAMOS QUANDO FAZ CALOR - MITO

Como já foi dito, uma das funções do suor é controlar a temperatura do corpo, o que acontece em todas as estações do ano. Inclusive, no inverno as pessoas tendem a transpirar mais nas axilas por conta da quantidade de roupas utilizadas para se proteger do frio.

SUAR DEMAIS PODE SER SINAL DE DOENÇA - VERDADE

Suar é normal, no entanto, quando a transpiração é intensa, pode ser sinal de hiperidrose. A doença causa sudorese excessiva, principalmente nas axilas, mãos e pés, mas também pode se manifestar no rosto e no couro cabeludo. A doença pode ser tratada pela aplicação de toxina botulínica nas áreas aonde há maior concentração de suor ou por meio de uma cirurgia chamada de simpatectomia, que remove as glândulas defeituosas.


SUAR EMAGRECE - MITO

Esse é o maior mito de todos. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o suor e o emagrecimento não estão ligados. Transpirar elimina água e sais minerais que podem rapidamente ser recuperados com a hidratação. O verdadeiro responsável pela queima de calorias é o exercício físico, que usa a gordura acumulada como combustível para a manutenção do exercício.

NÃO SUAR É UMA DOENÇA - VERDADE

Há quem transpire demais, há quem transpire de menos. Anidrose é o nome da ausência anormal de suor, que pode ser parcial ou generalizada. A doença pode ser hereditária, mas não é comum. Normalmente, o que propicia a anidrose é a utilização de alguns medicamentos que prejudicam a capacidade de suar, como os remédios para incontinência urinária e pressão alta e o corpo geralmente volta a funcionar normalmente após a interrupção do uso da medicação. O envelhecimento também é um fator, pois com a idade o organismo perde a capacidade de regular a temperatura.Apesar do sintoma mais comum ser a ausência de suor, ela é raramente percebida. Os sinais mais comuns são a sensação de tontura e vertigem, corpo frio por fora e quente por dentro e cãibras. Dessa forma, ao sentir esses sintomas ou observar a ausência de suor e, principalmente, se tiver algum caso de anidrose na família, procure um médico.

EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE SUOR - MITO

Todo suor é composto de água e sais minerais, o que difere são as glândulas sudorípas pelas quais ele é eliminado do corpo. As écrinas eliminam água, sódio e potássio através de poros na pele. As apócrinas, localizadas em regiões como axilas, genitália, pés e couro cabeludo, eliminam o suor através de folículos capilares, e não de poros. São essas últimas que liberam o suor que, ao entrar em contato com fungos e bactérias da pele, produzem o mau cheiro.

CERTOS ALIMENTOS ESTIMULAM A TRANSPIRAÇÃO - VERDADE

                                    Alguns alimentos contribuem para a produção excessiva de suor. Comidas condimentadas, temperos fortes e cafeína devem ser evitados, porque aumentam a liberação de adrenalina, o que pode fazer com que a pessoa transpire mais. Já o álcool pode aumentar a produção de suor por ser vasodilatador. Outro passo é tentar eliminar o máximo possível o açúcar refinado da alimentação, pois além de ser muito prejudicial à pele, o açúcar também estimula a transpiração.

Alguns alimentos contribuem para a produção excessiva de suor. Comidas condimentadas, temperos fortes e cafeína devem ser evitados, porque aumentam a liberação de adrenalina, o que pode fazer com que a pessoa transpire mais. Já o álcool pode aumentar a produção de suor por ser vasodilatador. Outro passo é tentar eliminar o máximo possível o açúcar refinado da alimentação, pois além de ser muito prejudicial à pele, o açúcar também estimula a transpiração.

MSN
CONFIRA ALGUNS MITOS E VERDADE SOBRE O SUOR CONFIRA ALGUNS MITOS E VERDADE SOBRE O SUOR Reviewed by Mural do Oeste on terça-feira, setembro 06, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.