DIA DE PORTAS ABERTAS REÚNE ALUNOS DE ENSINO TÉCNICO E GRADUAÇÃO

Na quarta-feira, 28 de setembro, na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aconteceu o segundo Dia de Portas Abertas do ano. Compareceram 92 alunos e professores da Universidade do Estado da Bahia (campus Euclides da Cunha), Universidade Federal da Bahia (campus Anísio Teixeira – Vitória da Conquista), da Casa Familiar Rural (Tancredo Neves) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (Barra).

A abertura do evento com o tema “Demonstração do Repositório Institucional da Embrapa” foi feita pela bibliotecária Lucidalva Pinheiro e logo após foi ministrada a palestra “Embrapa: Inovações tecnológicas na agropecuária brasileira”, por Aldo Vilar Trindade, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia. Em seguida, divididos em grupos e acompanhados por técnicos da Unidade, os estudantes percorreram cinco estações.

Na estação montada na Unidade de Pesquisa de Produção Orgânica, também chamada de Fazendinha Orgânica, os grupos viram algumas tecnologias geradas na Unidade que podem ser utilizadas no sistema orgânico de produção de fruteiras tropicais e mandioca. Neste espaço, será implantada futuramente uma área de transição agroecológica.

Estações
No Banco Ativo de Germoplasma (BAG), que investiga as possibilidades de uso de espécies da biodiversidade e sua aplicação, foram vistas amostras de vegetais importantes para a região e para o país, que preservar a ampla variabilidade genética de materiais de mandioca e frutíferas para estudos atuais e futuros.
Eles também conheceram a Estação Meteorológica, que apoia os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na região pela Embrapa Mandioca e Fruticultura e outras instituições, orienta a programação de tratos culturais e plantio das culturas regionais, e fornece dados meteorológicos para o 4º Distrito Federal de Meteorologia (4º Disme) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O evento incluiu ainda visita à Biofábrica da Campo Biotecnologia Vegetal, que utiliza sofisticadas ferramentas da biotecnologia moderna para produzir mudas de abacaxi e banana com alta qualidade genética e fitossanitária, uma oficina de tapiocas coloridas.

Para Wérica Souza, aluna do quinto período de Agronomia da Uneb, a visita foi muito importante “Supriu minhas expectativas, pois está aprimorando meus conhecimentos e acredito que dos colegas também e pretendo voltar, quem sabe como estágio. Gostei da instituição, gostei do que oferece, achei muito interessante”, afirmou.

Opinião semelhante teve Lucas Santos, estudante de agronomia da Ufob: “A Embrapa está de parabéns em receber não só a Ufob, mas como outras instituições pra mostrar o trabalho que vem exercendo na parte agronômica, e estou achando muito legal e interessante porque coisas que eu vi no curso eu estou tendo a oportunidade de ver aqui na prática”.

Criado em 2011 pelo Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia (STT), o Dia de Portas Abertas tem como objetivo estreitar o relacionamento da Embrapa com estudantes de nível médio e de graduação e reúne esforços de diversos pesquisadores, analistas e assistentes da Empresa. Instituições de ensino técnico interessadas em participar dos próximos eventos devem entrar em contato pelo telefone (75) 3312-8149 ou e-mail cnpmf.inscricao@embrapa.br.


DIA DE PORTAS ABERTAS REÚNE ALUNOS DE ENSINO TÉCNICO E GRADUAÇÃO DIA DE PORTAS ABERTAS REÚNE ALUNOS DE ENSINO TÉCNICO E GRADUAÇÃO Reviewed by Mural do Oeste on sexta-feira, setembro 30, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.