"HGE 2 VAI AMPLIAR A CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DO HGE", AFIRMA SUPERINTENDENTE DA SESAB



Os baianos não precisarão mais enfrentar filas para serem submetidos a cirurgias de média e alta complexidade. Com inauguração marcada para a próxima segunda-feira (26), o Hospital Geral do Estado (HGE 2) servirá de suporte para o atendimento a pacientes que aguardam procedimentos cirúrgicos no HGE. De acordo com o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Jassicon Queiroz, a nova unidade integrada ao HGE amplia a capacidade de atendimento do complexo, considerado referência estadual no atendimento a vítimas de traumas, como acidentes automobilísticos, perfurocortantes e emergências cirúrgicas..

"Para o paciente, o impacto vai ser muito bom. Porque apesar de todo o suporte que o HGE presta à população, ainda existiam casos em que os pacientes tinham que esperar um tempo para serem submetidos a cirurgias. O HGE2 foi construído para dar suporte ao HGE, com leitos de retaguarda para que a gente possa dar vazão a todos os pacientes que nós temos e que precisam fazer alguma cirurgia", afirma Queiroz.

Com oito pavimentos e 14 mil metros quadrados de área construída, a estrutura do HGE2 recebeu R$ 90 milhões de investimentos entre obras, equipamentos e aparelhagem moderna para compor as 11 salas cirúrgicas e os 161 novos leitos, sendo 52 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 40 para adultos, 8 para pacientes pediátricos e 4 para pacientes queimados –, além de 34 leitos de cuidados intermediárias. No Brasil, apenas o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, possui equipamentos equivalentes aos adquiridos para o HGE2.

“Como o HGE tem uma representatividade estadual grande, não só para traumas, mas para diversas especialidades, a gente viu a necessidade de ampliar além do número de leitos, a estrutura física e o apoio. Daí surgiu o HGE 2, que vai trazer repercussão social e para a saúde pública muito importante”, conclui Jassicon Queiroz.

Entre as novidades estão o novo Centro de Queimados, que será o mais moderno do país, e uma sala cirúrgica destinada exclusivamente para transplantes, o que irá contribuir para dar mais agilidade ao processo de captação de órgãos, pois não haverá mais a necessidade de aguardar vaga no centro cirúrgico geral.

Na última segunda (19), o hospital foi aprovado por conselhos da área da saúde e representações de classe. O HGE 2 será referência em cirurgia geral, traumato-ortopedia, cirurgia oftalmológica, cirurgia plástica reparadora, cirurgia torácica, cirurgia buco-maxilo facial e cirurgia de coluna.

SECOM Governo da Bahia

"HGE 2 VAI AMPLIAR A CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DO HGE", AFIRMA SUPERINTENDENTE DA SESAB "HGE 2 VAI AMPLIAR A CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DO HGE", AFIRMA SUPERINTENDENTE DA SESAB Reviewed by Mural do Oeste on sexta-feira, setembro 23, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.