IBAMA AUTORIZA REDUÇÃO DE VAZÃO EM RESERVATÓRIOS DO RIO SÃO FRANCISCO


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu na noite da última segunda-feira (26), uma autorização especial para que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reduza o nível de vazão de reservatórios do rio São Francisco de 800 m³ por segundo para até 700 m³ por segundo, em duas etapas – cada metro cúbico equivale a 1 mil litros de água. A diminuição da vazão foi um pedido da própria companhia, para não prejudicar o abastecimento de energia elétrica em decorrência da crise hídrica na bacia.


O documento só tem validade depois que a Agência Nacional de Águas (ANA) manifestar, por meio de resolução, que a medida não vai causar impactos nas captações de água para abastecimento público.


G1 entrou em contato com a ANA, que informou que até o começo da noite desta segunda nenhuma resolução havia sido emitida. Pelo documento do Ibama, a Chesf pode executar testes a partir do reservatório de Sobradinho, na Bahia, até o de Xingó, entre Alagoas e Sergipe.

A autorização do Ibama vai permitir que a companhia reduza a vazão do reservatório de Sobradinho para 750 m³ por segundo, em um primeiro momento. O nível pode ser reduzido para 700 m³ por segundo, caso não haja grandes alterações na bacia. Para a realização dos testes, a Chesf terá de monitorar uma série de indicadores, como a qualidade da água, o controle de processos erosivos, a integridade do leito do rio e os impactos socioambientais da redução.

Outras condições impostas pelo Ibama são que a companhia deve apresentar relatório em 30 dias, com a consolidação de todos os monitoramentos feitos pela empresa, apresentar mapeamento de todas as lagoas marginais no submédio e baixo São Francisco e apresentar plano de trabalho para levantamento de informações sobre a população que tem como fonte de renda atividades econômicas dependentes do rio.

Pela manhã, o Ibama já havia sinalizado sobre a autorização para redução da vazão do São Francisco em reunião promovida pela ANA e que teve participação do superintendente da Chesf, João Henrique Franklin.

Fonte: G1 Globo 
IBAMA AUTORIZA REDUÇÃO DE VAZÃO EM RESERVATÓRIOS DO RIO SÃO FRANCISCO IBAMA AUTORIZA REDUÇÃO DE VAZÃO EM RESERVATÓRIOS DO RIO SÃO FRANCISCO Reviewed by Redação Mural do Oeste on terça-feira, setembro 27, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.