PUTIN VÊ 'CERTA APROXIMAÇÃO' COM EUA SOBRE SÍRIA

   Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram na China nesta segunda-feira (5) (Foto: Alexei Druzhinin/ Sputnik via Reuters)

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira (5) que há uma "certa aproximação de posições" entre Rússia e Estados Unidos sobre a Síria. A declaração foi dada após reunião com seu colega americano, Barack Obama, em encontro que acontece ao mesmo tempo da cúpula do G20 na China.

"Apesar de tudo, há uma certa aproximação de posições [com os Estados Unidos] e uma compreensão do que poderíamos fazer para baixar a intensidade da situação na Síria", declarou Putin em uma coletiva de imprensa em Hangzhou.

Mais cedo, o presidente Barack Obama classificou de produtiva a reunião que manteve nesta segunda com seu colega russo sobre um cessar-fogo na Síria, depois de um encontro anterior a respeito que terminou em fracasso.


"Tivemos conversas produtivas sobre o que será um verdadeiro cessar das hostilidades", afirmou Obama após reunir-se com Putin à margem do encontro do G20 na China.

Durante o domingo, muitos esperavam um acordo sobre o conflito na Síria, especialmente sobre o envio de ajuda humanitária para a cidade de Aleppo, uma das mais afetadas pela guerra.
Mas Washington acusou Moscou de ter recuado em alguns pontos das negociações, o que tornou impossível um acordo entre as duas potências.

Estados Unidos e Rússia, que executam ataques aéreos na Síria contra os extremistas, mas de modo separado, discordam sobre o futuro do presidente Bashar al-Assad, que continua atacando a oposição síria com o apoio da Rússia.
A guerra na Síria, que desde 2011 provocou mais 290 mil mortes, obrigou milhões de pessoas a fugir do país.


Do G1
PUTIN VÊ 'CERTA APROXIMAÇÃO' COM EUA SOBRE SÍRIA PUTIN VÊ 'CERTA APROXIMAÇÃO' COM EUA SOBRE SÍRIA Reviewed by Mural do Oeste on segunda-feira, setembro 05, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.