CIDADE NA BAHIA TEM TRÊS NOMES E MORADORES ENFRENTAM PROBLEMAS


Uma cidade localizada no sul da Bahia tem três nomes diferentes: Barro Preto, Governador Lomanto Júnior e Lomanto Júnior. Por conta da confusão, moradores do município têm enfrentado transtornos. Eles dizem que se sentem constrangidos por causa dessa confusão de nomes. Isso já deu dor de cabeça para muita gente, principalmente a motoristas que têm placa e documento do veículo com nomes de cidades diferentes.
O aposentado Osvaldo Reis, que tinha um comércio, teve problemas para receber uma mercadoria que estava com endereço de Lomanto Júnior. "O cara viu a placa de Barro Preto, mas passou. Aí ele foi até Itajuípe procurando a placa Governador Lomanto Júnior e não conseguiu achar. Aí depois que disseram a ele, ele voltou", disse o aposentado.
Osvaldo Reis e outros moradores se uniram e criaram, em fevereiro deste ano, o movimento em prol de Barro Preto. Eles juntaram vários documentos que mostram a divergência de nomes em placas de veículos. Um motorista precisou alterar a placa do carro de Barro Preto para Lomanto Júnior para não ser multado.
Confusão
Com 6,3 mil moradores, a cidade foi fundada em 1962 como Barro Preto. Cinco anos depois, passou a se chamar Governador Lomanto Júnior, em homenagem ao ex-governador do estado.

Porém, na época da mudança, o político ainda estava vivo e por isso a alteração do nome contrariava a Constituição Federal.
Cerca de 40 anos depois, a câmara de vereadores aprovou uma emenda da Lei Orgânica do Município, retomando o nome inicial de Barro Preto. Isso só foi possível depois de ter sido firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público.

De acordo com o promotor Patrick Pires, o MP vai entrar com uma ação contra o Detran e a agência dos Correios de Barro Preto por não terem feito as mudanças nos sistemas. "Eles alegaram que a utilização do nome Lomanto Júnior não traria nenhum prejuízo e que poderia continuar sendo utilizado paralelamente, mas de fato é preciso regularizar essa situação", disse o promotor.

Quem mora em Barro Preto, Lomanto Júnior ou Governador Lomanto Júnior espera não ter que passar por mais constrangimentos. A assessoria de comunicação do Detran disse que o sistema Renavam foi atualizado e que os veículos registrados já constam como sendo do município de Barro Preto. Já a Diretoria Regional dos Correios disse que novos carimbos com o nome "Barro Preto" já estão sendo feitos para substituição.

Fonte: G1 Globo


CIDADE NA BAHIA TEM TRÊS NOMES E MORADORES ENFRENTAM PROBLEMAS CIDADE NA BAHIA TEM TRÊS NOMES E MORADORES ENFRENTAM PROBLEMAS Reviewed by Mural do Oeste on quarta-feira, outubro 05, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.