ENEM AINDA É DÚVIDA NAS ESCOLAS OCUPADAS


A ocupação de escolas por estudantes que protestam contra o governo e a PEC do teto de gastos é hoje uma das maiores preocupações do Inep, órgão responsável pelo exame, visto que várias delas estão listadas como locais da prova. “Minha preocupação é que não haja nenhum contratempo, nenhuma brincadeira maldosa, nenhum desrespeito para com a nossa juventude”, disse a presidente do Inep, Maria Inês Fini, em entrevista esta manhã ao programa Educação no Ar, da TV MEC. “O Enem é uma oportunidade para os jovens”.


As provas do Enem estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro em escolas do país todo e têm mais de 8 milhões de inscritos. Pelo último balanço dos estudantes, existem atualmente mais de 1 000 colégios ocupados. O MEC informa que 181 deles estão na lista de locais de prova do Enem. A não realização do exame nelas pode prejudicar 95 000 candidatos.

Na semana passada, o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que não haverá Enem nas escolas ocupadas, ameaçou processar os manifestantes e deu prazo até 31 de outubro para a saída dos estudantes. O MEC também determinou que diretores de instituições federais afetadas pelo protesto informem os nomes dos estudantes envolvidos. Os diretores alegam que não há condições práticas de cumprir a determinação e pedem que o caso seja tratado de forma amigável.
O Colégio Pedro II, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro e integrante da rede federal de ensino, está entre as escolas ocupadas. Em nota, o reitor Oscar Halac garantiu que a prova do Enem no local não será prejudicada, apesar da situação, e informou às famílias que não usará força policial para retirar os alunos. “Tranquilizem-se todos. Não será necessário usar força coercitiva para retirá-los”, diz a nota de Halac.

Veja 
ENEM AINDA É DÚVIDA NAS ESCOLAS OCUPADAS ENEM AINDA É DÚVIDA NAS ESCOLAS OCUPADAS Reviewed by Mural do Oeste on quinta-feira, outubro 27, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.