FURACÃO MATTHEW CAI PARA A CATEGORIA 3 PERTO DA COSTA DA FLÓRIDA


O furacão Matthew caiu nesta sexta-feira (7) para a categoria 3, perto do litoral da Flórida, nos Estados Unidos, onde se aproxima com ventos máximos de 195 km/h, embora ainda não seja certo que tocará a terra, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês).
Por volta das 2h (3h de Brasília), o olho de Matthew estava a 70 km/h de Vero Beach e 125 km/h do sudeste de Cabo Canaveral, o ponto provável onde tocará na terra nas próximas horas.
O Matthew se move em direção ao noroeste a uma velocidade de 22 km/h.
O NHC mantém um aviso por furacão para uma extensa faixa costeira desde Boca Raton, no sul da Flórida, até South Santee River, na Carolina do Sul.
De acordo com um padrão provável de trajetória, "o olho de Matthew avançará perto ou sobre a costa leste da península da Flórida nesta sexta-feira à noite, e próximo à costa da Geórgia e Carolina do Sul, no sábado".
Por volta de 1h (2h de Brasília), a companhia Flórida Power & Light, a principal elétrica do estado, informou que 231.010 pessoas estavam sem energia elétrica, a maioria em Palm Beach (79.130), Martin (30.950) e St. Lucie (23.710).
Um número que somado aos 88.660 que já tiveram o serviço restabelecido, chega a um total de 268.640 afetados pelo Matthew, um furacão que segundo o governador da Flórida, Rick Scott, representa uma ameaça "mortal" para os cidadãos.
O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou nesta quarta-feira (5) uma declaração de emergência para os estados da Flórida, Carolina do Sul e Geórgia que permite destinar ajuda federal para lidar com as "condições de emergência" provocadas pelo Matthew.
Em sua passagem pelo Haiti, o furacão Matthew (que também impactou em Cuba e Bahamas) causou pelo menos 339 mortes, segundo o governo desse país.
G1
FURACÃO MATTHEW CAI PARA A CATEGORIA 3 PERTO DA COSTA DA FLÓRIDA FURACÃO MATTHEW CAI PARA A CATEGORIA 3 PERTO DA COSTA DA FLÓRIDA Reviewed by Mural do Oeste on sexta-feira, outubro 07, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.