GILMAR MENDES ACUSA JUÍZES E PROMOTORES DE AMEAÇAREM POLÍTICOS COM A LEI DA FICHA LIMPA


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, acusou juízes e promotores de ameaçarem políticos com a Lei da Ficha Limpa. A declaração foi feita durante sessão da corte nesta terça-feira (18), em que era analisado recurso apresentado por um candidato a prefeito de Quatá (SP). O alvo teve o registro cassado por ter sido condenado por improbidade administraitiva; "Promotores e juízes ameaçam parlamentares com a Lei da Ficha Limpa, essa é a realidade (...). Há abuso de poder (...). Ao empoderarmos determinadas instituições, estamos dando a elas um poder que elas precisam para fazer esse tipo de chantagem", declarou, ao acompanhar a decisão do tribunal em acolher o recurso. A corte entendeu que a inelegibilidade só deve ser aplicada a quem cometer improbidade, causar prejuízo aos cofres públicos e enriquecer ilicitamente. De acordo com a Folha, o advogado-Geral da União na gestão Fernando Henrique Cardoso saiu em defesa de três ex-ministros do governo tucano: Pedro Parente (Casa Civil, e atual presidente da Petrobras), José Serra (Planejamento, hoje ministro das Relações Exteriores) e Pedro Malan (Fazenda), aos quais Gilmar Mendes se refere como "gente do melhor quilate". Os três respondem a um processo de improbidade por supostas irregularidades no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), lançado em 1994. O caso estava arquivado há oito anos e acabou reaberto pelo STF em março. "Nós erramos ao fazer essa ação voltar, porque é um escândalo, uma ação que salvou o país (...). E aí as pessoas ficam expostas a essa assanha de pessoas que não entendem nada de política pública, que não sabem nada do que se está fazendo e aí saem a palpitar. Ou seja, gente do melhor quilate, como Serra, como Malan e Parente, estão submetidas à ação de improbidade até hoje, enquanto esse ladravazes estão soltos", declarou exaltado.

Bahia Notícias
GILMAR MENDES ACUSA JUÍZES E PROMOTORES DE AMEAÇAREM POLÍTICOS COM A LEI DA FICHA LIMPA GILMAR MENDES ACUSA JUÍZES E PROMOTORES DE AMEAÇAREM POLÍTICOS COM A LEI DA FICHA LIMPA Reviewed by Mural do Oeste on quarta-feira, outubro 19, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.