MATOPIBA- ESTÃO TENTANDO DESVIAR INVESTIMENTOS DA REGIÃO

Na foto, em encontro em Palmas, o governador do Piauí, Welligton Dias; o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima; a então ministra Kátia Abreu; o governador do Maranhão, Flávio Dino; o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e o vice-governador da Bahia, João Leão (Foto: Rafael Arrais/Secom/MA)


O governo brasileiro está aberto ao diálogo e disposto a desenvolver parcerias para a melhoria da infraestrutura e transporte de grãos no país – disse o diretor de Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eduardo Marques Sampaio, durante seminário promovido pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão e pela embaixada daquele país no Brasil, nesta quinta-feira, 27, em Brasília.
O Mapa argumentou que a produção agrícola do Centro-Norte do Brasil está se expandindo, o que abre espaço para investimentos em infraestrutura e logística nessa área. Tanto é assim que empresários e investidores japoneses têm mostrado interesse na região, principalmente na nova fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia, também conhecida como MATOPIBA.

De acordo com estudo do Mapa, o MATOPIBA terá um crescimento percentual maior que o do Brasil na produção de grãos. Na temporada 2015/2016, a safra foi de cerca de 12,7 milhões de toneladas e a projeção para os próximos dez anos é que salte para 24,4 milhões de toneladas.
– O Brasil é um grande produtor agropecuário, competitivo no mercado internacional, mas pode se tornar ainda mais com a melhoria do transporte e do armazenamento de grãos –  salientou Eduardo, durante a apresentação para representantes japoneses de tradings, empresas de investimentos, transporte, agroquímicos, alimentação, ambiental, máquinas, armazenagem, financeiro, publicidade e seguradoras.
O encontro também tem a participação da Câmara de Comércio do Japão e da Agência de Cooperação do Japão.
Interesse é nos cerrados do Norte e Nordeste
Na verdade, o que os japoneses mais têm interesse é nos cerrados do Norte e Nordeste do Brasil, regiões que formam o chamado    MATOPIBA. Inclusive, sob o comando da então ministra Kátia Abreu, da Agricultura, governo e empresários japoneses se reuniram com a Ministra e com os governadores dos estados que compõem do MATOPIBA.
Durante o “Diálogo Brasil-Japão: Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos”, no dia 29 de março deste ano, em Palmas, capital do Tocantins, foi assinado o “Memorando de Cooperação entre o Governo do Japão e o Governo brasileiro no Campo da Agricultura e Alimentação”, oportunidade em que, também, os quatro governadores firmaram a “Declaração de Palmas”, tendo como objetivo desenvolver estratégias conjuntas para o crescimento socioeconômico da região.
Ainda naquele momento, o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima, mostrou a visão que seu país tem da importância do Brasil no cenário mundial, sobretudo na área da agricultura. Após apresentar as perspectivas dos investimentos de seu país  no Brasil, ele deixou bem claro a opção dos japoneses pelo MATOPIBA, afirmando que a região é promissora para investimentos na agropecuária, agroindústria e agroserviços.
– Esperamos ouvir, ao final do Encontro, uma posição concreta sobre a infraestrutura na região do MATOPIBA – explicou.
Por sua vez, a então ministra Kátia Abreu e os quatro governadores do MATOPIBA firmaram, na “Declaração de Palmas”, um documento que prevê desenvolvimento de estratégias conjuntas para o crescimento socioeconômico da área, levando em conta os desafios específicos.
A região central do Brasil, base política e empresarial do atual ministro da Agricultura, Blario Maggi, está sendo acrescentada agora, neste contexto, após o Governo do presidente Temer via Ministério da Agricultura extinguir o Departamento do MATOPIBA na Pasta.
TV Cerrado
MATOPIBA- ESTÃO TENTANDO DESVIAR INVESTIMENTOS DA REGIÃO MATOPIBA- ESTÃO TENTANDO DESVIAR INVESTIMENTOS DA REGIÃO Reviewed by Mural do Oeste on segunda-feira, outubro 31, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.