MORRE MULHER QUE ESCOLHEU VIAJAR EM VEZ DE FAZER QUIMIOTERAPIA


Ao ser diagnosticada com  um câncer avançado aos 90 anos, a americana Norma Bauerschmidt teve uma reação surpreendente para muitos e decidiu viajar pelos Estados Unidos em vez de se submeter a qualquer tratamento. De acordo com informações da rede britânica BBC, a idosa soube que tinha um tumor uterino em julho de 2015 e, a partir daí, passou um ano percorrendo 34 dos 50 Estados do país a bordo de um motor home com o filho, Tim, e a nora, Ramie Liddle.

Graças a uma página no Facebook criada pela nora para contar histórias da viagem, a história de Norma viralizou e atraiu mais de 400 mil seguidores. Foram mais de 20.000 quilômetros rodados até que no dia 30 de setembro a família anunciou a morte da idosa na página batizada de “Driving Miss Norma”, em uma alusão ao título original em inglês do filme Conduzindo Miss Daisy (1989).
“Era apenas uma forma de os parentes saberem onde estávamos. Norma ficou absolutamente chocada quando a página passou a fazer um enorme sucesso.”, contou Ramie à BBC.

Diagnóstico

O câncer de Norma foi detectado em um exame de rotina realizado apenas dois dias depois da morte de seu marido, Leo, que estava hospitalizado, também com câncer. “Tim e eu estávamos vivendo na estrada por alguns anos e, quando Leo morreu, convidamos Norma para morar conosco. Ela precisou de apenas um minuto e meio para pensar. Uma das primeiras coisas que fizemos foi comprar uma cadeira de rodas para ela. A partir daí, poderíamos ir para onde quer que ela quisesse”, brincou Ramie.

Popularidade

Ramie conta que, à medida que a popularidade da sogra aumentava nas redes sociais, o trio começou a receber inúmeros convites para eventos que iam desde simples jantares na casa de seguidores a ingressos VIP para um jogo da NBA – liga profissional de basquete americana.

Últimos desejos

Norma aproveitou ao máximo a viagem e inclusive conseguiu realizar um desejo de longa data: passear de balão. “Ela teve um último ano de vida bem feliz. Era uma mulher simples, que nunca tinha recebido tanta atenção na vida.”, disse a nora.
Em diversas fotos da página no Facebook, a idosa aparece sorrindo, comendo doces e bebendo cerveja. Em setembro, quando sua saúde começou a piorar com mais rapidez, Tim e Ramie pararam o motorhome na ilha de San Juan, no Estado de Washington, onde Norma recebeu cuidados paliativos até falecer.
A última postagem da página no Facebook traz uma foto das mãos da idosa no leito de morte, acompanhada de versos do poeta persa do século 13 Rumi: “A vida é um balanço/Entre segurar e deixar partir.”
Fonte: Veja
MORRE MULHER QUE ESCOLHEU VIAJAR EM VEZ DE FAZER QUIMIOTERAPIA MORRE MULHER QUE ESCOLHEU VIAJAR EM VEZ DE FAZER QUIMIOTERAPIA Reviewed by Mural do Oeste on terça-feira, outubro 04, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.