OBRAS DA LAGOA GRANDE TRANSFORMAM A REALIDADE DE FEIRA DE SANTANA






Quem circula entre os bairros de Santo Antônio, Rocinha, Concórdia e região, em Feira de Santana, quase não reconhece a nova paisagem. Com a requalificação avançada, a Lagoa Grande se tornou um espaço de lazer e prática de atividades físicas para a população da cidade. As obras estão 90% concluídas e serão entregues no início de 2017. 

Maior intervenção urbanística realizada na história de Feira de Santana, a requalificação mudou a realidade de muitos feirenses, como a do pintor Aloísio Lima, que mora no entorno da lagoa e quase não acredita no que vê quando abre as portas da casa. "Antes, aqui era cheio de lama. Tinha rato, barata e muito mato. Depois dessa reforma ficou uma maravilha. Já apareceu até gente querendo comprar minha casa, que antes não valia nada e agora tem comprador ‘de olho’”, contou o pintor, que não pensa em se desfazer do imóvel tão cedo e já abriu uma venda de água de coco para complementar a renda da família. 

A nova realidade para a população de Feira de Santana se tornou possível depois do investimento de cerca de R$ 70 milhões dos governos estadual e federal. As obras, sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), incluem o tratamento do espelho d’água, infraestrutura, requalificação urbana, pavimentação, drenagem, melhorias habitacionais e unidades sanitárias.

Lazer e esporte

Além de aprovada por moradores do entorno, a infraestrutura agrada quem sai de longe em busca de lazer. Pela primeira vez no local, a costureira e cuidadora de animais Fábia Dória, moradora de Feira de Santana, levou a família inteira e os amigos de Minas Gerais para conhecer a nova lagoa. “Moro aqui há 16 anos e ainda não havia uma opção como essa na cidade. Aqui é muito diferente, está muito bonito e fico muito feliz por, a partir de agora, poder contar com a opção de um lugar para vir encontrar as pessoas, passear e tirar fotos com a família”, afirmou Fábia. 

Há também quem opte pela prática de atividades físicas no local, seja na academia ao ar livre montada à beira do espelho d’água ou caminhando, correndo e pedalando. O dentista Marcos Rios, que foi à lagoa pela primeira vez de bicicleta com dois amigos, já planeja voltar outras vezes. “Não parece Feira de Santana. Meu cunhado me mandou uma foto daqui antes de eu vir e eu não acreditei que fosse aqui. A cidade não tinha uma área como essa, e, de fato, está muito bom, muito agradável”. 

Segurança 

Para garantir a segurança de moradores e visitantes, a Polícia Militar permanece diariamente no local. “Durante o dia, temos policiais que ficam aqui na área da lagoa, com apoio da Base Móvel de Segurança, além de motocicletas ou viaturas. À noite, temos as viaturas que cobrem o perímetro, dando atenção a toda região do entorno, como os bairros da Rocinha e Casebe”, explica o tenente Santana Souza, oficial de operações da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Projeto

Dividido em quatro etapas, o projeto da Lagoa Grande vai entregar à população de Feira de Santana a recuperação de mananciais e um complexo de esporte, lazer e convivência com 2,3 quilômetros de pistas de cooper e ciclismo, quiosques, campo de futebol no tamanho oficial, quadras esportivas, estacionamento para mais de 600 veículos, espelho d'água com o tamanho aproximado do Dique do Tororó, em Salvador, espaço para eventos e uma companhia da Polícia Militar.

A lagoa foi utilizada para abastecimento de água da cidade até 1970, mas, depois de desativada, uma ocupação desordenada tomou a região. Por conta disso, 612 famílias que viviam no local foram realocadas para unidades habitacionais construídas no Núcleo Conceição, localizado a cinco quilômetros da lagoa - cerca de 300 delas com indenização. Além disso, sete mil famílias que estão no local serão beneficiadas com esgotamento sanitário, pavimentação em ruas adjacentes, urbanização, iluminação pública e paisagismo. 

Para o engenheiro executivo da obra, Reginaldo Santana, os benefícios vão além do que se pode enxergar sobre o solo. “O alcance dessa obra é imenso. Temos hoje uma poligonal de intervenção de mais de um milhão de metros quadrados que vai atender toda a Bacia da Lagoa Grande, que não se restringe à área física da lagoa, mas toda uma parte importante também de drenagem, de saneamento e de tratamento de esgoto, levando tudo para o sistema de tratamento da Embasa. Além de criar mais de 6,5 mil ligações domiciliares, isso também vai deixar de poluir o subsolo da região”. 

SECOM Governo da Bahia
OBRAS DA LAGOA GRANDE TRANSFORMAM A REALIDADE DE FEIRA DE SANTANA OBRAS DA LAGOA GRANDE TRANSFORMAM A REALIDADE DE FEIRA DE SANTANA Reviewed by Mural do Oeste on segunda-feira, outubro 31, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.