QUAL É A NOTA MÍNIMA PARA PASSAR NO ENEM?


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar a qualidade desse nível de educação no Brasil, mas sua importância cresceu e hoje a nota do Enem pode ser usada para participar de uma série de programas como ProUni, Sisu e Fies, além de servir também para obter o certificado de conclusão do ensino médio.
Cada um desses casos exige uma nota mínima no Enem para participar. Vale lembrar que o Enem é uma prova que pode ser usada para entrar em vários programas. Porém, somente fazer o Enem não garante “passar” em nenhum programa. É necessário cumprir alguns requisitos, que podem ser de renda e escolaridade, por exemplo, e fazer a inscrição no momento correto e ter a nota exigida no Enem para poder participar.
Veja, a seguir, qual a nota do Enem necessária para passar nos principais programas que utilizam o desempenho no Exame para selecionar estudantes!
Nota mínima do Enem para passar no ProUni
Programa Universidade para Todos (ProUni) usa a nota do Enem para selecionar candidatos a uma bolsa de estudos em faculdade particular. O ProUni exige nota mínima em dois casos: inscrição e processo seletivo. Entenda como funciona:
-Inscrição: para se inscrever no ProUni o candidato precisa ter feito o Enem no ano imediatamente anterior (resultado no Enem de dois ou mais anos atrás não é aceito), com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.
-Processo seletivo: uma vez inscrito, o candidato concorre com outros estudantes que também fizeram o Enem e disputam a mesma vaga, no mesmo curso, faculdade, turno e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência).
A menor nota para conseguir passar no ProUni é chamada de “nota de corte”. As notas de corte variam de acordo com o nível dos candidatos e a procura daquele curso. Para conseguir uma bolsa do ProUni em Medicina, por exemplo, normalmente o candidato precisa ter pelo menos 800 pontos. Já cursos menos concorridos em faculdades pouco procuradas podem aceitar candidatos com apenas 450 pontos nas provas do Enem.
Vale lembrar que as bolsas do ProUni são destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa e quem já tem um diploma universitário não pode se candidatar ao programa.
Veja algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que participam do ProUni:
-Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) - em Salvador
Nota mínima no Enem para conseguir o FIES
O FIES é o financiamento estudantil do Governo Federal. A renda familiar mensal deve ser de no máximo 20 salários mínimos e o comprometimento dessa renda com a mensalidade deve ser de pelo menos 20% para que um candidato seja elegível ao FIES.
A regra do FIES mudou em 2015 e agora é preciso ter participado do Enem, com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. Essa regra vale somente para quem se formou no ensino médio a partir de 2010.
Candidatos que concluíram o ensino médio antes de 2010 não precisam apresentar nota mínima no Enem para participar do FIES. Professores efetivos da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério e solicitando financiamento para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também estão dispensados de apresentar nota mínima no Enem.
Nota mínima no Enem para passar no Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidade pública sem precisar fazer o vestibular. O Sisu exige que o candidato tenha participado da edição mais recente do Enem e que não tenha zerado na redação.
Apesar de não exigir uma pontuação mínima para participar, o Sisu seleciona os melhores candidatos. Por isso, quanto maior a sua nota do Enem, maiores as chances de conseguir entrar na universidade pública sem fazer o vestibular.
No Sisu, para passar em cursos como Medicina, Engenharia e Direito, por exemplo, você precisa ter entre 700 e 800 pontos no Enem, pelo menos. Já nos cursos menos procurados, essa pontuação baixa para 550 a 600 pontos, em média.
Para participar do Sisu, não é preciso cumprir requisitos de renda.
Nota mínima no Enem para conseguir o certificado do ensino médio
Quem parou de estudar por algum motivo e não concluiu o ensino médio em escola regular pode fazer a prova do Enem para comprovar seus conhecimentos e, assim, conseguir um certificado comprovando esse nível de escolaridade.
Para usar o Enem como forma de obter o certificado do ensino médio, é obrigatório marcar essa opção no ato da inscrição para o Exame. O participante também precisa ter pelo menos 18 anos completos até o dia da primeira prova do Enem.
A nota mínima exigida para o certificado é de 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação.
O certificado de conclusão do ensino médio obtido por meio do Enem tem o mesmo reconhecimento de um certificado emitido por escolas regulares e vale para comprovar a escolaridade ao procurar emprego, participar de concursos públicos e de processos seletivos para entrar na universidade.
MSN Notícias
QUAL É A NOTA MÍNIMA PARA PASSAR NO ENEM? QUAL É A NOTA MÍNIMA PARA PASSAR NO ENEM? Reviewed by Mural do Oeste on quarta-feira, outubro 19, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.