UNIÃO EUROPEIA PEDE QUE WHATSAPP PARE DE ENVIAR DADOS AO FACEBOOK


A autoridade de privacidade de dados da União Europeia pediram nesta sexta-feira (28) que o WhatsApp pare de compartilhar dados de usuários com o Facebook. O órgão também acionou o Yahoo sobre o vazamento das informações de 500 milhões de usuários e sobre a espionagem a pedido do governo dos Estados Unidos.
Os casos de WhatsApp e Yahoo serão discutidos pelos reguladores em novembro.
Conhecido como Grupo de Trabalho Artigo 29, a autoridade de proteção de dados manifestou sua apreensão em cartas, destinadas tanto a WhatsApp quanto ao Yahoo.
Ao aplicativo de mensagem instantânea, os europeus afirmaram ter sérias preocupações com a mudança recente nos termos de serviço, a primeira desde que foi comprado pelo Facebook. A alteração promovida em agosto deste ano permite que ao serviço enviar à rede social alguns dados dos usuários, como os números de telefone.
“Pedimos ao WhatsApp que comunique toda informação relevante ao Grupo de Trabalho ao mais rápido possível e solicitamos que a companhia pare de compartilhar os dados de usuários até que as proteções legais apropriadas estejam garantidas.”
À agência de notícias Reuters, uma porta-voz do WhatsApp afirmou estar trabalhando com o Artigo 29. “Nós tivemos conversas construtivas, incluindo antes da nossa atualização, e nós permanecemos comprometidos em respeitar a aplicação da lei.”
O Artigo 29 também pediu que o Yahoo expusesse todos os espetos da brecha que permitiu a hackers roubarem as informações pessoais de milhões de usuários.  Pediu ainda que notificasse seus clientes dos “efeitos adversos” da invasão e cooperasse com “todas os questionamentos e/ou investigações feitos por autoridades nacionais de proteção de dados”.
A União Europeia também questionou a colaboração da empresa com a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) e FBI. A empresa cumpriu com uma diretriz secreta do governo dos EUA, pesquisando centenas de milhões de contas do Yahoo Mail.
“O Yahoo foi convidado a prover informação das bases legais e compatibilidade com as leis da União Europeia de quaisquer dessas atividades.”
G1
UNIÃO EUROPEIA PEDE QUE WHATSAPP PARE DE ENVIAR DADOS AO FACEBOOK UNIÃO EUROPEIA PEDE QUE WHATSAPP PARE DE ENVIAR DADOS AO FACEBOOK Reviewed by Mural do Oeste on sexta-feira, outubro 28, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.