ABAPA PARTICIPA DO ICA TRADE EVENT 2016


A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), participou do encontro anual da International Cotton Association (ICA), que aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, em Liverpool, na Inglaterra. Compondo a comitiva da Abrapa, liderada pelo presidente João Carlos Jacobsen, os produtores da Bahia foram representados pelo presidente da Abapa, Celestino Zanella, o presidente da Aiba e vice-presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, o diretor da Abapa, Marcelo Kappes e o produtor, Paulo Schmidt. A Comitiva participou de rodadas de reuniões para tratar dos avanços na cultura do algodão, desenvolvidos pelo Brasil.

“Foram momentos importantíssimos para o algodão mundial. Acredito que a Abrapa teve uma participação muito proveitosa durante esse evento, e representou muito bem o algodão brasileiro. Chamo a atenção para o lançamento do programa Standard Brasil HVI (SBRHVI) e anúncio da inauguração, do Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), que aconteceram durante o encontro. Sem dúvida essas iniciativas voltadas para a qualidade da fibra trarão uma grande evolução para a cotonicultura no Brasil”, disse o presidente da Abapa, Celestino Zanella.

A abertura do evento, que comemorou os 175 anos de fundação da ICA, contou com a presença da princesa Anne, filha da rainha Elizabeth, membro da família real britânica. Além de ouvir as palavras da princesa, que em sua fala, ressaltou a importância da revolução industrial, da indústria têxtil e do trabalho desenvolvido pela ICA, o presidente da Abrapa, João Carlos Jacobsen Rodrigues; o vice-presidente,  Arlindo de Azevedo Moura e conselheiro consultivo, Eduardo Silva Logemann; foram recebidos em audiência informal, e a presenteou com produtos confeccionados com o puro algodão do Brasil e assinados pela renomada estilista brasileira, Martha Medeiros. “Foi uma excelente oportunidade de mostrar o algodão produzido pelo nosso país, em diversas localidades, como no estado da Bahia, para que todos vejam a qualidade que coloca o Brasil entre melhores do mundo”, afirmou João Carlos Jacobsen.

Na oportunidade, a Abapa também participou do evento da Abrapa, que lançou oficialmente o programa Standard Brasil HVI (SBRHVI) e anunciou a inauguração, no final deste ano, do Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), em Brasília (DF).  O lançamento ocorreu em um prestigiado almoço, com representantes das entidades, de empresas da cadeia, corretores de algodão, além das maiores empresas de comércio mundial de commodities, principalmente, as que comercializam a pluma brasileira. Na oportunidade, a Abapa também participou do evento da Abrapa, que lançou oficialmente o programa Standard Brasil HVI (SBRHVI) e anunciou a inauguração, no final deste ano, do Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), em Brasília (DF).  O lançamento ocorreu em um prestigiado almoço, com representantes das entidades, de empresas da cadeia, corretores de algodão, além das maiores empresas de comércio mundial de commodities, principalmente, as que comercializam a pluma brasileira.

“Temos visto em todos os eventos da cotonicultura, e no ICA isso ficou muito claro, a importância da qualidade do algodão. Acredito que o Centro Brasileiro de Referência em Análise da Abrapa, será um grande avanço para que possamos reafirmar a qualidade da nossa fibra.  A Bahia, por exemplo, tem um algodão de alta qualidade, e essa referência vinda de um laboratório como esse da Abrapa trará ainda mercado para esse algodão.  O Laboratório fará toda a diferença e exigirá ainda mais cuidados durante o processo produtivo, inclusive no manejo que deverá ser ainda mais focado na qualidade”, disse o produtor Paulo Schmidt.

Durante o ICA Trade Event 2016 a Abrapa também realizou reuniões com tradings que operam no Brasil, como a Omnicotton, Cargill Cotton, Ecom, CFCO Agri, OLAM, Reinhart, Glencore, Dreyfus e CGG Trading que, junto com os dirigentes da Abrapa, avaliaram os resultados da safra que se encerra e as perspectivas para a nova safra, quando o programa SBRHVI estará em operação e contribuirá para que a qualidade da pluma produzida no Brasil tenha um patamar diferenciado de credibilidade e transparência perante o mercado. Atualmente, o Brasil é o maior produtor de algodão com responsabilidade socioambiental do mundo, sendo o maior fornecedor de algodão BC.

Assessoria de Comunicação


ABAPA PARTICIPA DO ICA TRADE EVENT 2016 ABAPA PARTICIPA DO ICA TRADE EVENT 2016 Reviewed by Mural do Oeste on segunda-feira, novembro 07, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.