APÓS APROVAR 4 NA UFBA, GOVERNO CONCLUI NOVO CICLO DE AULÕES EM PRESÍDIOS






Reunidos em uma das salas do Presídio Salvador, detentos do Complexo da Mata Escura, na capital, assistiram à aula do professor e secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, nesta sexta-feira (25). O grupo se prepara para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 13 e 14 de dezembro. Neste ano, 1.123 detentos de complexos prisionais da Bahia estão inscritos no Enem, um número 26% maior que em 2015, quando 890 participaram. 

Desde o ano passado, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) promove aulões de revisão nos presídios. O projeto é uma oportunidade de sonhar com um futuro diferente e apostar na ressocialização através da educação. Na aula desta sexta, A.L.S. estava atento às dicas do professor Portugal. Como já é formado em Ciências Contábeis, ele pensa em realizar um sonho antigo com a chance que terá com o Enem. 

“Eu me formei como contador, mas sempre tive um sonho de cursar História na universidade. Já planejo sair daqui, ir para o interior, e voltar a estudar. Estou fazendo essa prova por experiência, porque não vinha estudando há muito tempo, mas, com certeza, o caminho é esse. Voltar para a universidade e refazer a minha vida fora daqui”, conta o detento. 

Além de Salvador, internos de complexos penitenciários de Feira de Santana, Itabuna e Lauro de Freitas receberam dicas de Redação e Produção de Texto de Jorge Portugal. Para o secretário, esse é um compromisso que ele assumiu desde que o projeto de aulões foi implementado e do qual se orgulha muito. 

“Aqui sai o secretário e entra o professor. Nos meus quase 40 anos de ensino, relembraria três momentos marcantes nessa trajetória, e esse certamente é um deles. Esse programa de ressocialização é um dos mais geniais do Governo da Bahia e que tem trazido resultados concretos, detentos que passaram em universidades públicas e particulares”, afirma o secretário.

Aprovação
Em 2015, quatro detentos foram selecionados pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). A aprovação é uma possibilidade de já planejar o futuro, mesmo durante o cumprimento da pena. Caso estejam em regime semiaberto, em que podem sair e voltar para os presídios, eles recebem autorização de um juiz para frequentar a universidade. 

Para o superintendente de Ressocialização Sustentável da Seap, Luis Antônio Fonseca, o projeto dos aulões já tem apresentado resultados satisfatórios, o que incentiva as ações a seguirem adiante. “Sabemos da dificuldade que é o ingresso no Ensino Superior, e poder proporcionar isso para os que estão presos é muito bom. Fazemos isso em parceria com a Secretaria de Educação e, além das aulas de revisão, mantemos uma escola dentro do complexo que também faz esse trabalho de capacitação e qualificação dos detentos”, explica o superintendente. 

SECOM Governo da Bahia 
APÓS APROVAR 4 NA UFBA, GOVERNO CONCLUI NOVO CICLO DE AULÕES EM PRESÍDIOS APÓS APROVAR 4 NA UFBA, GOVERNO CONCLUI NOVO CICLO DE AULÕES EM PRESÍDIOS  Reviewed by Mural do Oeste on sexta-feira, novembro 25, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.