BARREIRAS: ESTUDANTES E TRABALHADORES OCUPAM AS RUAS CONTRA PEC 241


Na tarde da última sexta-feira (11), centenas de pessoas saíram às ruas de Barreiras para se manifestar contra o governo Golpista. O ato, organizado por centrais sindicais e pelo movimento estudantil, reuniu trabalhadores e estudantes em uma caminhada que saiu da Praça das Corujas e seguiu até a Câmara Municipal.

Com faixas, cartazes, cantos e gritos contra a Proposta de Emenda à Constituição PEC 241 (PEC 55 no Senado), que congela os investimentos em setores sociais por 20 anos, os manifestantes deram um alerta à população sobre a ameaça aos direitos adquiridos. A proposta de congelamento de gastos significa que áreas como Saúde e Educação, prioritárias no orçamento do país, ficarão sem os investimentos necessários, garantidos pela Constituição, por duas décadas.


Membros da aldeia Kiriri também se pintaram para protestar contra o retrocesso nas políticas indígenas que está sendo instaurado após o golpe institucional que derrubou a presidenta eleita, Dilma Rousseff, levando à presidência o seu vice, Michel Temer. Por volta das 16h, os manifestantes ocuparam os dois sentidos da rodovia BR 242 e as avenidas Clériston Andrade e Antônio Carlos Magalhães.


O ato também contou com a participação de professores e estudantes da UFOB e do IFBA, ambas instituições federais de ensino ocupadas pelo movimento estudantil em luta contra a redução de investimentos na Educação, contra o Projeto de Lei Escola Sem Partido e contra a reforma no ensino médio, que foi instituída por meio de uma Medida Provisória.

Dia de paralisações

Em todo o Brasil, o 11 de novembro foi marcado por paralisações e protestos. Em várias capitais houve suspensão temporária de serviços de transporte. Cidades também registraram manifestações de rua contrárias à aprovação da PEC 55.


Em Salvador, uma passeata fechou as ruas do centro. Os manifestantes tinham como destino o Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré. Ao chegar no Campo da Pólvora, em Nazaré, onde fica o Fórum, os manifestantes iniciaram uma série de discursos contra a PEC 55 e contra Golpista. Por volta das 18h45, eles liberaram a pista de veículos. O protesto foi finalizado por volta das 19h30.


Em Barreiras, os estudantes do movimento #UFOBocupada realizaram uma série de atividades. Pela manhã enquanto um grupo participou de uma grafitagem na escola municipal Luzia Gonçalves de Souza, outro se reuniu na praça das Corujas para preparar faixas e cartazes. Às 14h houve uma aula pública, também na praça, sobre os principais pontos da PEC 55 que são motivo de preocupação para toda a sociedade.

Ascom. Colateral Midia.
BARREIRAS: ESTUDANTES E TRABALHADORES OCUPAM AS RUAS CONTRA PEC 241 BARREIRAS: ESTUDANTES E TRABALHADORES OCUPAM AS RUAS CONTRA PEC 241 Reviewed by Mural do Oeste on segunda-feira, novembro 14, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.