COMPROVADO: MEMÓRIA DA MULHER É SUPERIOR A DO HOMEM


Homens se esquecendo de aniversários, compromissos e datas comemorativas é um motivo de briga comum em quase todo relacionamento. Um novo estudo, publicado nesta quarta-feira no periódico científico Menopause veio para comprovar que as mulheres têm razão e sua memória realmente é melhor que a dos homens.
No estudo, pesquisadores da Sociedade Norte-americana de Menopausa (NAMS, na sigla em inglês), realizaram testes cognitivos com 212 homens e mulheres com idades entre 45 e 55 anos para avaliar aspectos como memória episódica, função executiva, processamento semântico e inteligência verbal.  A memória associativa e a verbal episódica foram avaliadas por meio de um exame de associação entre nome e rosto e um teste de lembrança seletiva.
Os resultados comprovaram que as mulheres de meia-idade têm uma memória mais precisa do que homens da mesma faixa etária. No entanto, sua memória passa a enfraquecer depois da menopausa. Embora a perda de memória seja uma consequência já conhecida do processo de envelhecimento, no caso das mulheres, isso também está relacionado com o declínio do nível do hormônio estradiol no organismo.
O estrogênio tem um impacto direto sobre os neurotransmissores cerebrais dopamina, serotonina e GABA. Ele ajuda a regular o humor, funções cognitivas, como pensamento e memória, e nos permite administrar o stress. No entanto, quando os níveis desse hormônio estão baixos, esses neurotransmissores ficam fora de equilíbrio, o que poderia resultar em distúrbios do humor, incapacidade de pensar com clareza e problemas de memória de curto prazo. O estradiol também tem um impacto significativo sobre a função sexual e reprodutiva, bem como sobre outros órgãos, incluindo os ossos.
Os autores descobriram que uma menor quantidade desse hormônio em mulheres “pós-menopáusicas” foi especificamente associado com taxas mais baixas de aprendizagem inicial e recuperação de informações previamente lembradas. Já o armazenamento e consolidação de memória foram mantidos, mesmo com a redução dos níveis de estradiol.
É comum as mulheres relatarem um esquecimentos e lapsos de memória durante a transição para a menopausa. Além disso, elas têm maior risco de comprometimento da memória e de demência, em comparação com os homens. “Lapsos cerebrais e queixas em relação a problemas de memória devem ser levados a sério. Este estudo e outros mostraram que estas queixas estão associadas com déficits de memória.”, afirmou JoAnn Pinkerton, diretora executiva da Sociedade de Menopausa Norte-americana (NAMS).
Veja
COMPROVADO: MEMÓRIA DA MULHER É SUPERIOR A DO HOMEM COMPROVADO: MEMÓRIA DA MULHER É SUPERIOR A DO HOMEM Reviewed by Mural do Oeste on quarta-feira, novembro 09, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.