CRIADOR DA TAÇA DA COPA DO MUNDO MORRE AOS 95 ANOS


Morreu nesta segunda-feira o escultor e ourives italiano Silvio Gazzaniga, criador da taça da Copa do Mundo de futebol, aos 95 anos, de causas naturais, em Milão. “Ele morreu serenamente durante o sono em sua casa. Ele foi dormir ontem à noite e nesta manhã nós percebemos que ele não respirava mais”, contou o filho Giorgio.
Nascido em 23 de janeiro de 1921 em Milão, Silvio viu sua vida mudar após a Copa de 1970, quando o Brasil venceu a Itália e conquistou de forma definitiva a taça Jules Rimet. A Fifa prometera entregar para sempre o troféu esculpido pelo francês Abel Lafleur ao primeiro país tricampeão mundial – a Jules Rimet ficou na sede da CBF até ser roubado, em 1983.
A Fifa, então, abriu um concurso para escolher a nova taça da Copa do Mundo e, dentre as 53 opções, escolheu a criação de Giorgio Gazzaniga. A peça, conquistada pelo Brasil em 1994 e 2002, mede 36,5 cm e é feita de 5 kg de ouro 18-quilates (75%) sólido com uma base (13 cm de diâmetro) e contém duas camadas de malaquita. No total, ela pesa 6,17 kg e representa dois jogadores estilizados que, exultantes, carregam o planeta terra nas mãos.
“Para criar um símbolo universal relativo ao esporte, eu me inspirei em duas imagens fundamentais: a de um atleta triunfante e a do mundo. Eu queria criar uma representação dinâmica, que pudesse expressar ao mesmo tempo a harmonia, a simplicidade e a paz. O trabalho deveria refletir a euforia de um jogador de futebol vencedor, mas sem o ego de um super-humano”, explicou Gazzaniga.
O artista italiano também criou os troféus da Copa da Uefa, da Supercopa Europeia e do Campeonato Europeu Sub-21 e manteve-se na ativa até os últimos anos de vida. Em 2011, em celebração aos 150 anos da unificação da Itália, Gazzaniga desenhou, a pedido do governo, taças especiais entregues na Copa da Itália de futebol, no Giro d’Italia de ciclismo e no GP da Itália Fórmula 1.
Veja
CRIADOR DA TAÇA DA COPA DO MUNDO MORRE AOS 95 ANOS CRIADOR DA TAÇA DA COPA DO MUNDO MORRE AOS 95 ANOS Reviewed by Mural do Oeste on terça-feira, novembro 01, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.