E A PEDRA DO PESCOÇO CAIU...




Pedra do Pescoço antes do desabamento


Uma das jóias do turismo de São Desidério já não existe mais! A famosa Pedra do Pescoço, obra de arte esculpida pela natureza ruiu.

Então, localizada no roteiro turístico que compreende o Morro dos Tapuias com suas pinturas rupestres, o Buraco do Inferno com um dos maiores lagos subterrâneo do mundo, a beleza Hollywoodiana da gruta do Catão e o misterioso rio do sumidouro do João Baio, a pedra do pescoço compunha lindamente esse trajeto de atrativos do município de São Desidério.

Antes da construção da BR 135, ficava protegida por um paredão de pedras com formas exóticas e por uma mata que a protegia. Com a construção da então BR (que nunca terminou) ficava a margem da mesma, há pouquíssimos metros do centro da pista, sem contar que tanto os paredões quanto a mata foram destruídas. Se isso impactou para esse desfecho trágico não sabemos. O certo é denúncias feitas anteriormente, embargou os trabalhos da BR, pois estariam provocando desmoronamento nas cavernas e por extensão prejudicando os nossos rios subterrâneos.

Fica a perplexidade de quem vive para o turismo e de que ama a natureza. Foi uma ação antrópica ou simplesmente a mãe natureza nos castigando pelos males que estamos a lhe propiciar.  Verdadeiramente, que as ruínas da Pedra do pescoço leve-nós a refletir, que assim como ela que necessitava do equilíbrio para existir, também precisamos equilibrar nossa presença no planeta terra cuidando melhor de nossa ambiência.


Ataíde Cordeiro
E A PEDRA DO PESCOÇO CAIU... E A PEDRA DO PESCOÇO CAIU... Reviewed by Mural do Oeste on terça-feira, novembro 08, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.