MUTIRÃO JÁ REALIZOU MAIS DE DUAS MIL CIRURGIAS PELO INTERIOR DESDE SETEMBRO






Desde o início das atividades, em setembro deste ano, 2.107 pacientes com idades entre 14 e 65 anos já foram operados pelo Mutirão de Cirurgias promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab). Vinculada ao Programa Saúde sem Fronteiras, a iniciativa já beneficiou habitantes de cem municípios baianos das regiões de Ipiaú, Jaguaquara, Jequié, Valença, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista e Camaçari, em menos de dois meses. Procedimentos cirúrgicos de vesícula, hérnia (umbilical, inguinal e epigástrica), útero e mioma são ofertados à população com o objetivo de reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

A expectativa é que, no período de um ano, 13 mil baianos sejam atendidos gratuitamente por mais de cinquenta cirurgiões do Mutirão. De acordo com a coordenadora do projeto, Paloma Protásio, os atendimentos vêm sendo realizados em ritmo crescente, com o objetivo de reduzir a fila de espera pelos procedimentos médicos. “Estamos com uma expectativa muito positiva. A lista é grande, mas a gente tem conseguido superar a expectativa, muito por conta da demanda espontânea. A gente está ultrapassando o que está na lista única, em relação aos dias de oferta do serviço em cada município. Quem está sendo direcionado para o mutirão está tendo o problema resolvido”, destacou Protásio. 

Contando com a realização de exames pré-operatórios e consultas com cirurgiões, a ação, inédita no país, já alcançou a marca de quatro mil atendimentos em dois meses de serviço. O Governo do Estado disponibiliza a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente e o kit pós-operatório para a segurança do mesmo na alta hospitalar. 

Os atendimentos médicos estão sendo realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Os municípios de Valença, Camaçari, Vitória da Conquista e Itabuna já estão em fase de cirurgias. s próximas cidades a serem contempladas com o mutirão são Ruy Barbosa (nos dias 9, 10 e 11 de novembro) e Santo Antônio de Jesus (de 28 de novembro a 2 de dezembro).

SECOM Governo da Bahia 
MUTIRÃO JÁ REALIZOU MAIS DE DUAS MIL CIRURGIAS PELO INTERIOR DESDE SETEMBRO MUTIRÃO JÁ REALIZOU MAIS DE DUAS MIL CIRURGIAS PELO INTERIOR DESDE SETEMBRO Reviewed by Mural do Oeste on terça-feira, novembro 01, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.