POVOS CIGANOS E DE TERREIROS SÃO TEMA DA SÉRIE NOSSA CULTURA





A história do grande número de nações e tribos que chegaram ao Brasil a partir do início do processo de colonização, como os ciganos e os descendentes dos escravos africanos, narra em detalhes a formação histórica do País e ajuda a entender a malha identitária que compõe o povo brasileiro. Por essa razão, o resguardo da memória e da cultura dessas pessoas representa a preservação da própria história de nossa pátria.


O termo cigano representa uma grande diversidade de identidades étnicas, como calon, roma, kalderash, moldowaia, sibiaia, horahano, lovaria, mathiwia e sinti. ‘Povos de terreiros’ é uma alegoria que comporta os praticantes das religiões de matriz africana, como ketu, angola, jeje e o culto aos egungus. No entanto, todas essas definições não descrevem unidades homogêneas, elas abrangem diferenças culturais, de nacionalidade, ideologia e traduzem diversidades que são muito ricas na realidade.



A história e a importância dessas pessoas na formação cultural brasileira é tema da ‘Nossa Cultura’, série de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secom), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult).






SECOM Governo da Bahia 
POVOS CIGANOS E DE TERREIROS SÃO TEMA DA SÉRIE NOSSA CULTURA POVOS CIGANOS E DE TERREIROS SÃO TEMA DA SÉRIE NOSSA CULTURA Reviewed by Mural do Oeste on quinta-feira, novembro 24, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.