QUADRILHA VAZOU GABARITO E DITOU QUESTÕES DO ENEM


Foto: Divulgação

Um grupo de Minas que vazou o gabarito de provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) foi descoberto em investigações conjuntas feitas pela Polícia Federal e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A ação, divulgada neste domingo pelo Fantástico da TV Globo, mostra a quadrilha informando as respostas para candidatos, por ponto eletrônico. Todo o gabarito foi ditado em menos de 7 minutos.O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que as fraudes descobertas não colocam em risco o Enem. “O calendário está mantido. As (descobertas de) fraudes são resultado de uma ação de inteligência articulada entre PF e Inep. Os responsáveis serão punidos e os candidatos envolvidos na ação fraudulenta, excluídos.”De acordo com o delegado que conduziu as investigações, Marcelo Freitas, a quadrilha teria uma atuação em 3 Estados. Duas pessoas foram presas. O pagamento pelo gabarito variava entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. De acordo com a denúncia, um dos candidatos dispostos a fraudar o Enem foi Antônio Rodrigues, ex-secretário municipal de Alto Santo (CE), que disputava uma vaga de Medicina.Trata-se do segundo vazamento divulgado somente no exame deste ano. Semana passada, foram identificadas fraudes no Amapá e no Ceará. Na operação, 14 pessoas foram presas. Com um dos candidatos foram encontrados o tema e o texto da redação pronto para ser transcrito. Esse mesmo candidato recebeu o gabarito por celular. A exemplo da fraude divulgada nesta semana, o candidato utilizou um ponto eletrônico.As investigações de PF e Inep estão concentradas em dois grupos, cuja atuação ocorre nas Regiões Norte e Nordeste. Eles são acompanhados há alguns meses. De acordo com integrantes do Inep, a estratégia consistia em monitorar os suspeitos até a prova, para que fosse possível realizar o flagrante e chegar a outros envolvidos.
Estadão Conteúdo
QUADRILHA VAZOU GABARITO E DITOU QUESTÕES DO ENEM QUADRILHA VAZOU GABARITO E DITOU QUESTÕES DO ENEM Reviewed by Mural do Oeste on segunda-feira, novembro 14, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.