SINDICATO DOS JORNALISTAS DA BAHIA DIVULGA NOTA DE APOIO A OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS


Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), em defesa do Estado democrático, vem a público declarar apoio aos movimentos estudantis secundarista e universitário que legitimamente têm ocupado instituições de ensino públicas pelo país. A luta dos estudantes se faz em favor da qualidade do ensino público, em especial, por meio do posicionamento contrário à PEC nº 55 (ex-PEC 241) que limita gastos públicos em diversas áreas de interesse social, especialmente saúde e educação – e à Medida Provisória nº 746/2016 – relativa à controversa reforma do Ensino Médio -, ambas alavancadas no atual governo de Michel Temer.
Como profissionais de Jornalismo, entendemos ser primordial escutar esses jovens e criar canais de comunicação em que possam manifestar livremente seus interesses, debater e reivindicar sem qualquer tipo de repressão. Entendemos ainda que, nas ocupações, devam ser garantidos todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana em condições de liberdade e de dignidade.
As ameaças contidas nesta PEC fazem parte do projeto do atual governo de reduzir direitos sociais e atacar os direitos dos trabalhadores, recorrente nas forças conservadoras do Brasil. A tese da reforma ou modernização das leis trabalhistas também definida como a flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ataca um marco decisivo na relação capital e trabalho. A CLT é o principal instrumento de defesa do trabalhador como órgão regulatório, em que os que empregam sua mão de obra encontram sua segurança e garantia.
O Sinjorba é solidário e soma esforços aos estudantes, unindo-se aos trabalhadores brasileiros na defesa da democracia, o que implica o direito de manifestação, assim como o direito e respeito à cobertura jornalística dos fatos.
SINDICATO DOS JORNALISTAS DA BAHIA DIVULGA NOTA DE APOIO A OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS SINDICATO DOS JORNALISTAS DA BAHIA DIVULGA NOTA DE APOIO A OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS Reviewed by Mural do Oeste on quinta-feira, novembro 10, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.