expr:class='data:blog.pageType'>

CLIMA DE OTIMISMO ENTRE AGRICULTORES MARCA LANÇAMENTO DA BAHIA FARM SHOW 2017





A praticamente um mês do seu início, a 13ª edição da Bahia Farm Show 2017 foi lançada, nesta quinta-feira (27), em Luís Eduardo Magalhães, sede do evento, e foi marcada pelo otimismo dos agricultores baianos com a produtividade da safra 2016/2017. Consolidada como a maior feira em tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil, a Bahia Farm Show vai oferecer para pequenos, médios e grandes agricultores do Matopiba (área agrícola localizada na divisa dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as principais inovações tecnológicas em maquinário, insumos, sementes e softwares, com juros reduzidos e crédito facilitado.

Ao apresentar as novidades durante o lançamento para a imprensa nacional e regional, o presidente da Bahia Farm Show e da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, se mostrou confiante no sucesso de comercialização e vendas desta edição da Feira. “Nosso desejo é sempre crescer e com a expectativa desta safra, que deve se confirmar, esperamos uma projeção de 10% em relação ao ano passado”, compara, ao mencionar a comercialização de R$ 1,014 bilhão da última edição do evento. Embora seja um grande evento, Zanella reforça que a Feira cresceu para atender a demanda e o perfil de todos os produtores rurais. “Não há diferenciação, agricultor é sempre agricultor e todos precisam de tecnologia. O que muda somente é a escala de produção. E os expositores trazem soluções para todos, pequenos ou grandes”, explica.

Para Júlio Cezar Busato, que presidiu as últimas quatro edições da Bahia Farm, e hoje ocupa a presidência da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), nem mesmo a crise econômica e a estiagem que prejudicou a safra passada na região tirou ânimo e o sucesso do evento. “São nestes momentos que temos que mostrar a nossa força. Com o apoio dos bancos e das instituições financeiras, que diante da conjuntura trouxeram mais créditos e com juros facilitados; dos expositores e fabricantes, que não deixaram de apresentar e vender os seus produtos; e, principalmente, dos agricultores, que continuaram investindo em tecnologia e no seu trabalho, mantivemos a Feira do bilhão, e hoje o resultado está focado nesta safra que promete ser boa e, assim, trazer bons negócios para aqueles que continuaram investindo”, afirmou.

Para a edição deste ano, o vice-presidente da Bahia Farm Show e da Aiba, Luiz Pradella, explicou que todos os esforços foram concentrados para a manutenção do complexo da Feira, instalado em uma área total de 144.000m², com uma infraestrutura completa e arrojada para o conforto de expositores e visitantes. “Houve a preocupação com o paisagismo e jardinagem das praças e do bosque de espécies nativas. É uma feira de cinco dias, mas que envolve investimentos o ano todo”, explica. A participação dos expositores foi ressaltada durante o lançamento, pela coordenadora da feira, Rosi Cerrato. “Temos 10% de expositores que estão retornando para a Feira deste ano, e 15% deles confiam na marca da Bahia Farm Show e vão expor pela primeira vez. Estamos recebendo pela primeira vez expositores e comitiva de visitas de outros países, mostrando a importância da Feira para o mercado nacional e internacional”, destacou.

Parcerias - Segundo o representante da Secretaria de Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, o sucesso da feira está na parceria entre as instituições do setor público, privado, ensino e pesquisa, e dos próprios agricultores que acreditam na força do agronegócio da região. “Além do investimento direto de R$ 450 mil na feira, o governo do estado está sensibilizado com as demandas dos agricultores ao entender que a feira e o setor agrícola impulsiona a economia do estado”, afirmou. O presidente da Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), Fábio Martins, reforçou que a feira vai mostrar todo o potencial do oeste da Bahia e do Matopiba. “Os agricultores desta região não precisam mais viajar para outras regiões, pois todas as mais novas tecnologias agrícolas expostas nas demais feiras no Brasil e no Mundo estão na Bahia Farm Show”, afirma.

Para a vice-presidente da Fundação Bahia, Zirlene Zuttion, a feira será mais uma vez uma aposta na disseminação da inovação de tecnologia desenvolvida na própria região. “Serão lançadas três novas cultivares de sementes da Fundação BA em parceria com a Embrapa, e os agricultores terão à sua disposição as mais variadas tecnologias para incrementar a rentabilidade no campo”, explicou. Presente ao lançamento, o prefeito da Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, ressaltou a importância da feira para o desenvolvimento socioeconômico. “A cidade e o nosso setor de serviços, como rede hoteleira, restaurantes e a parte de infraestrutura está preparada para atender todo o contingente de pessoas que vem para a Bahia Farm Show. Estaremos no evento com um estande e com o trabalho voltado para a sustentabilidade e para a agricultura familiar”, afirmou.

Além de mostras de produtos e serviços, a Feira oferecerá uma grade com mais de 20 palestras e workshop sobre agronegócio. Destaques dentro da programação para o Fórum do Canal Rural e para o Leilão de Gado que integram o cardápio de opções oferecidas durante o evento que se consolida como uma das mais importantes e avançadas vitrines do agronegócio nacional.A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.




Araticum 
CLIMA DE OTIMISMO ENTRE AGRICULTORES MARCA LANÇAMENTO DA BAHIA FARM SHOW 2017 CLIMA DE OTIMISMO ENTRE AGRICULTORES MARCA LANÇAMENTO DA BAHIA FARM SHOW 2017 Reviewed by Redação Mural do Oeste on sexta-feira, abril 28, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.