expr:class='data:blog.pageType'>

DAR NOME DE DOM RICARDO AO AEROPORTO DE BARREIRAS É UMA INICIATIVA DE PABLO BARROZO E VEM RECEBENDO OS APLAUSOS DA REGIÃO



Roberto de Sena
Mural do Oeste


O jovem deputado estadual Pablo Barrozo, (Dem), prestou uma mais que justa homenagem, ao saudoso Bispo da Diocese de Barreiras, Dom Ricardo Weberberger. Como já foi noticiado pelo Mural do Oeste, o projeto de lei de autoria do parlamentar foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia e contribuirá para manter viva na memória da região -  e mais que isso das novas gerações -o nome do religioso que dedicou sua vida ao povo de Barreiras e do Oeste Baiano.

Dom Ricardo entrou para a história do Oeste Baiano não só pelo trabalho realizado, pelas causas sociais defendidas mas, sobretudo, pelo seu exemplo. Exercitava a ética não como discurso mas como um método de existência e, sobretudo, na defesa dos mais fracos e dos injustiçados.

Enfrentou com destemor os poderosos e ergueu sua voz contra as injustiças sociais, defendendo pequenos posseiros, abrindo escolas gratuitas para fazer a luz do conhecimento chegar a todos. Onde quer que se vá na região, encontra-se uma marca deixada pelo Bispo.

Seguindo o exemplo de Jesus Cristo, ele jamais se curvou e nem se calou diante das arbitrariedades praticadas pelos grandes contra os pequenos. Nos púlpitos das igrejas, nas procissões e ou em qualquer lugar que falasse, ele era além de um Pastor de almas, um Pastor de novas ideias, pregador do bem comum, um distribuidor de esperanças. Um anunciador de um novo tempo onde a paz e a solidariedade fossem o bem maior.

É este homem que, por iniciativa do deputado estadual Pablo Barrozo, dará o nome ao Aeroporto de Barreiras que passará a se chamar Aeroporto Dom Ricardo.

Para receber tão honrado nome, já foi feita à indicação ao governo da Bahia, (pelo deputado Pablo Barrozo), para ampliação da pista de pouso e decolagem, inclusive com construção de nova pista de taxiamento, ampliação e adequação do Terminal de Passageiros. Esperemos todos que estas obras sejam feitas o mais rápido possível tendo em vista a importância delas para melhorar as condições no maior aeroporto do Oeste Baiano e também para fazer jus a grandeza extraordinária do nome de Dom Ricardo.

Fico aqui a imaginar a festa que será feita no dia da colocação da placa com o nome do Bispo no novo aeroporto. Com certeza a Igreja Católica mandará seus altos representantes, as demais denominações religiosas também, os familiares de Dom Ricardo virão da Áustria e testemunharão a grandeza daquele que atravessou mares para se transformar em um dos maiores nomes da nossa história. O povo aplaudirá com entusiasmo.

Dom Ricardo é mais que merecedor desta homenagem.



História
Nascido em 05 de setembro de 1939 na cidade de Bad Leonfelden na Áustria, Dom Ricardo Weberberger, chegou na Diocese de Barreiras em 24 de fevereiro de 1974 e tomou posse como 1º Bispo em 26 agosto 1979 – na Catedral São João Batista. Em 2009 foi celebrado o grande jubileu dos 30 anos da Diocese e de seu episcopado, porém um ano depois por conta de um tratamento de câncer na cabeça, Dom Ricardo veio a falecer na Áustria. Entre suas ações estão a implantação da Reforma agrária em Angical –BA (a maior da América Latina); Foi presidente do Regional Nordeste 3 (NE3) da CNBB 2000/2003; Por último foi Membro do Conselho Permanente do Meio Ambiente da CNBB, da Coordenação do Fórum Nacional de Mudanças Climáticas e Comissão Justiça social.

DAR NOME DE DOM RICARDO AO AEROPORTO DE BARREIRAS É UMA INICIATIVA DE PABLO BARROZO E VEM RECEBENDO OS APLAUSOS DA REGIÃO DAR NOME DE DOM RICARDO AO AEROPORTO DE BARREIRAS É UMA INICIATIVA DE PABLO BARROZO E VEM RECEBENDO OS APLAUSOS DA REGIÃO Reviewed by Redação Mural do Oeste on quarta-feira, abril 19, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.