EMÍLIO ODEBRECHT FALA EM REPASSES PARA A CAMPANHA DE FHC


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também foi citado na delação premiada da Odebrecht. O patriarca do grupo, Emílio Odebrecht, afirmou ter pago "vantagens indevidas não contabilizadas" às campanhas presidenciais de FHC, em 1993 e 1997.

O ministro-relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, declinou da competência sobre essa investigação porque o tucano não detém mais foro privilegiado.
Fernando Henrique foi eleito presidente pela primeira vez em 1994 e reeleito em 1998.
Em seu despacho, Fachin determinou a remessa dos autos para a primeira INSTância da Justiça Federal em São Paulo, onde mora o ex-presidente.
"Defiro o pedido do procurador-geral da República para o envio de cópia das declarações prestadas pelo colaborador Emílio Alves Odebrecht, e documentos apresentados, à Seção Judiciária de São Paulo, ficando autorizada, por parte do requerente, a remessa de cópia de idêntico material à Procuradoria da República naquele Estado. Registro que a presente declinação não importa em definição de competência, a qual poderá ser reavaliada nas instâncias próprias", afirmou Fachin.
Defesa
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse, por meio de sua assessoria, não saber qual é o teor da acusação, cujas citações a seu nome se referem a campanhas ocorridas há 20 anos, e deve se posicionar hoje, quando se inteirar sobre o assunto.
Outros ex-presidentes. Além de FHC, ao menos outros três ex-presidentes da República estão citados na lista do relator da Operação da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.
Destes, apenas Fernando Collor é alvo de inquérito. Os demais são citados em delações cujos conteúdos foram remetidos à primeira instância.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é alvo de seis pedidos de investigações criminais. Já Dilma Rousseff é citada em outro pedido relacionado a irregularidades na campanha eleitoral de 2014, na qual foi reeleita. Com informações da Folhapress.
Notícias ao Minuto 
EMÍLIO ODEBRECHT FALA EM REPASSES PARA A CAMPANHA DE FHC EMÍLIO ODEBRECHT FALA EM REPASSES PARA A CAMPANHA DE FHC Reviewed by Redação Mural do Oeste on quarta-feira, abril 12, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.