expr:class='data:blog.pageType'>

SÃO DESIDÉRIO: EQUIPE TÉCNICA DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA VISITAS DOMICILIARES PARA DIAGNÓSTICO SOCIOASSISTENCIAL




A primeira etapa do processo de territorialização das áreas de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi realizada pela equipe técnica da secretaria entre março e início de abril. Cerca de 460 domicílios dos bairros Tangará, Alto do Cristo e Vila do Padre receberam a visita da equipe formada por assistentes sociais, psicólogas e orientadoras sociais.

Segundo a secretária Vandreia Mendes, o processo de territorialização é um importante instrumento de vigilância socioassistencial. “Conforme a Lei Orgânica da Assistência Social, este trabalho visa analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos”, explica.

De acordo com o técnico da secretaria, Erick Gamaliel, com este diagnóstico inicial, algumas questões já foram previamente identificadas. “Casos de violação de direitos, alto índice de desemprego e evasão escolar, situações de insuficiência alimentar, domicílios com precariedade sanitária, renda mensal insuficiente que caracterizam famílias em situação de pobreza e/ou extrema pobreza”, revela ao analisar que conhecendo melhor a realidade da comunidade a equipe de referência desenvolverá suas ações, considerando as situações de risco e vulnerabilidade, bem como as potencialidades.

Outro fator identificado pelo diagnóstico territorial é o perfil das famílias que residem nestas áreas e o tipo de vínculo existente com o CRAS e demais programas, projetos e benefícios da rede socioassistencial. “Durante as visitas uma entrevista breve foi realizada, no intuito de conhecer melhor as famílias. Para a gestão que é nova, é importante a realização desse diagnóstico, pois a partir dos dados coletados estamos realizando a reavaliação dos projetos e programas para que possamos atender às famílias que de fato necessitam”, conclui a secretária.


ASCOM Prefeitura de São Desidério 

SÃO DESIDÉRIO: EQUIPE TÉCNICA DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA VISITAS DOMICILIARES PARA DIAGNÓSTICO SOCIOASSISTENCIAL SÃO DESIDÉRIO: EQUIPE TÉCNICA DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA VISITAS DOMICILIARES PARA DIAGNÓSTICO SOCIOASSISTENCIAL Reviewed by Redação Mural do Oeste on segunda-feira, abril 17, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.