IBAMETRO CAPACITA SERVIDORES DO GOVERNO PARA A MELHORIA DAS COMPRAS PÚBLICAS


Amanhã, dia 20, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), inicia nova etapa do convênio de cooperação técnica firmado com a Secretaria de Administração (SAEB), que visa a capacitação dos colaboradores dos almoxarifados do Governo do Estado. O objetivo é treiná-los com métodos de avaliação e critérios de aprovação de produtos para a melhoria das compras públicas. A meta é atingir cerca de 800 servidores, dos quais 232 já receberam o treinamento do Ibametro.
O diretor-geral do Ibametro Randerson Leal detalha: “Na prática, os colaboradores aprendem a avaliar tecnicamente os produtos entregues nos almoxarifados, fazendo a inspeção de recebimento, observando se as especificações dos itens estão compatíveis com o que foi comprado, bem como se estão em conformidade com legislação metrológica vigente. Ou seja, se os produtos estão sendo entregues na quantidade correta (em pesos, volumes ou unidades) e/ou com as certificações compulsórias, que atestam serem os produtos apropriados ao consumo humano por respeitarem normas relativas à saúde, segurança e meio ambiente”.
Qualidade na gestão - A iniciativa impacta diretamente no quesito melhoria de gastos públicos, diminuindo o desperdício e contribuindo para a boa gestão dos recursos. Vale ressaltar que o Ibametro é Organismo Certificador de Sistemas de Gestão da Qualidade (OCS), acreditado pelo Inmetro, sendo que entre os serviços já prestados para o Governo do Estado está a certificação, com base na Norma ISO 9001, dos setores de almoxarifado e protocolo da Casa Civil e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A qualidade implantada nos sistemas de gestão de organizações públicas e privadas possibilita a racionalização dos processos e a padronização nos procedimentos internos, entre outros ganhos. E o Ibametro, na condição de OCS, avalia e certifica esse desempenho institucional.
“Temos uma equipe treinada pelo Inmetro para realizar serviço de certificação com excelência. A expectativa é oferecer o serviço para um número maior de organizações, contribuindo ainda mais para o fortalecimento da economia baiana”, afirma o diretor-geral do Ibametro. Contatos com o setor de certificação do Ibametro pode ser feito pelo e-mail certifica@ibametro.ba.gov.br ou telefone (71) 3594-3071.
Assessoria de Comunicação
Ibametro
IBAMETRO CAPACITA SERVIDORES DO GOVERNO PARA A MELHORIA DAS COMPRAS PÚBLICAS IBAMETRO CAPACITA SERVIDORES DO GOVERNO PARA A MELHORIA DAS COMPRAS PÚBLICAS Reviewed by Redação Mural do Oeste on quarta-feira, abril 19, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.