expr:class='data:blog.pageType'>

PANAMERICANO: MPF DIZ QUE SILVIO SANTOS E LULA SE ENCONTRARAM


No pedido encaminhado para 10ª Vara Federal do Distrito Federal para deflagração da Operação Conclave, o Ministério Público Federal (MPF) mencionou uma reunião realizada no Palácio do Planalto entre o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Silvio Santos para resolver pendências do banco Panamericano. O encontro, que não estava previsto na agenda presidencial, teria acontecido em 22 de setembro de 2010.
A reunião, segundo o MPF, teve como tema central a “busca de meios a fim de salvar o banco Panamericano” e aconteceu logo após a descoberta pelo Banco Central de “inconsistências contábeis” no Panamericano, que à época pertencia ao Grupo Silvio Santos.
O ex-presidente do Grupo Silvio Santos, Luiz Sebastião Sandoval, de acordo com a petição da Procuradoria, havia afirmado “categoricamente em entrevista dada à imprensa, que o encontro realizado entre o então presidente da República Lula e Silvio Santos teria tido como tema principal a ajuda financeira a ser dada ao Banco Panamericano pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC)”.
Na ocasião, no entanto, já havia sido declarado que o tema central da conversa entre Lula e Senor Abravanel, o Silvio Santos, eram as doações para o Teleton, programa exibido anualmente pelo SBT para angariar fundos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
As fraudes no banco Panamericano vieram a público em novembro de 2010, período no qual o banco anunciou que o seu então controlador, o Grupo Silvio Santos, aportaria dois bilhões e quinhentos milhões de reais na instituição – recursos obtidos em empréstimo junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para o “restabelecimento do equilíbrio patrimonial e ampliação de sua liquidez operacional, após a constatação das ditas inconsistências contábeis”.
Logo após a descoberta das fraudes, os executivos à frente do banco Panamericano foram demitidos e assumiram novos administradores que, por sua vez, descobriram que o rombo era cerca de um bilhão e quinhentos milhões de reais e colocava em risco a sobrevivência do banco. A Procuradoria destaca que “sem alternativa, o Panamericano acabou sendo vendido ao BTG Pactual em maio de 2011”.

Operação Conclave

A operação, deflagrada nesta quarta-feira pela Polícia Federal, tinha como objetivo investigar a aquisição possivelmente fraudulenta de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações S.A (Caixapar).
O inquérito instaurado apurava a responsabilidade de gestores da Caixa Econômica Federal (CEF) na gestão fraudulenta, além de investigar possíveis prejuízos causados a correntistas e clientes.
A PF realizou buscas na residência do executivo Henrique Abravanel, irmão caçula do empresário e apresentador de TV Silvio Santos, dono do SBT. Por ordem do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal, de Brasília, procuram documentos ligados à aquisição possivelmente fraudulenta de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações S.A. (Caixapar). O magistrado decretou a quebra do sigilo fiscal e bancário do irmão de Silvio.
O Banco PAN, novo nome da instituição desde 2013, publicou nota em seu site destinado a investidores confirmando que agentes da PF estiveram em sua sede na manhã desta quarta. “A Companhia esclarece que está colaborando com as investigações e que tal fato não tem nenhuma relação com a gestão atual ou com suas operações e comunicará ao mercado qualquer informação relevante sobre o assunto”, diz trecho do comunicado.
Veja
PANAMERICANO: MPF DIZ QUE SILVIO SANTOS E LULA SE ENCONTRARAM PANAMERICANO: MPF DIZ QUE SILVIO SANTOS E LULA SE ENCONTRARAM Reviewed by Redação Mural do Oeste on quinta-feira, abril 20, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.

Tecnologia do Blogger.